Na noite de ontem, (19), às 19h, aconteceu no espaço Ação Educativa mais um momento que entrou para história da mídia independente e preta.
O JE apresentou aos (as) leitoras um encontro de Candidaturas Empoderadas 2018, que contou com a presença significativa de Marco Antônio Zito Alvarenga (PHS), Bruna Barros (PV), Marli Barbosa (PMB), Luiz de Jesus (Rede), Felipe Ferreira (PRB), Lia Lopes (PSB), Jesus dos Santos (Bancada Ativista) e Cássio Nascimento (PSOl).
O bate-papo foi mediado pelos talentosos Valéria Silvestre e James Lino, que se revezaram nas mesas com maestria. E ainda contaram com a coordenação do jornalista Anderson Moraes, nas mídias sociais, além de Jorge Monteiro, Thiago Alexandre e Fabiana Silva.
Começaremos de trás para frente. A fala final em nome do JE foi do Anderson Moraes lembrando que, apesar das dificuldades em manter um mídia sem recursos, trabalho e amor fizeram com que a noite fosse sensacional, com direito a um retorno dos leitores (as) como nunca aconteceu.
Mas sobrou cobrança também. Em nome não só do JE, Anderson pediu que eleito forem os (as) candidatos (as) devem se comprometerem em olhar para as mídias independentes pretas como JE, Alma Preta, Blogueiras Negras e demais.
Mais uma vez o Empoderado cumpre seu papel de dar voz aos invisíveis e leva um conteúdo da melhor qualidade para que leitores (as) possam ter ótimas opções para votar.
Voltando a mesa, foram elaboradas mais de 15 perguntas que Valéria e James alternavam após escolha dos candidatos por um número aleatório. Perguntas que foram de esporte a moradia, passando por saúde do povo negro e religião.
A cada pergunta se notava a qualidade nas respostas e falas pontuais dos coordenadores da mesa.
É sabido as dificuldades de se fazer campanha sem dinheiro e mesmo assim não foram esquecidos (as) quem não conseguiram ir como: Marilândia Frazão, Leci Brandão, Anderson Jhon, Alex Minduim, Bruno Ramos, Erica Malunguinho, Douglas Belchior. Assim como quem não foi chamado e poderia estar na mesa. Fica nosso carinho a todos (as).
O JE cumpriu na noite de ontem um feito histórico mostrando que se investirem em mídia alternativa não se precisa de mídia tradicional hegemónica que só suga e mostra o lado ruim dos pretos (as), LGBTs, periféricos e vulneráveis em geral.
Um agradecimento carinhoso a Ação Educativa (os gentis Raquel, Iuri e equipe) que cedeu o espaço e aos Jornalistas Livres que ajudaram na transmissão.
A dois anos o Jornal Empoderado leva a sério o dar voz a quem não tem e dar direito de fala a quem sempre foi invisibilizado.
Ontem tivemos um mesa plural que contou com Marli, por exemplo, que representa religião de matriz africana ao lado de Fellipe, da Baixada Santista que subiu a serra para abrilhantar nosso evento. Assim como ter na mesma mesa Lia Lopes e a professora Adriana Vasconcellos ou Luiz de Jesus e Claudinho.
Comentários no Facebbok:
Thiago Ribeiro (leitor): “Parabéns pessoal do JE. Excelente iniciativa!”
Luiz de Jesus (candidato): “Nesse encontro todos ganharam, porque a maior vitória foi quando resolvemos sair da plateia e vir para o palco e nos tornarmos protagonistas da nossa própria história…”
Vanda Souza ( Leitora): “Teremos mais representatividade na política esse ano e faremos a diferença não nos sujeitando ao sistema corrupto?? JE parabéns !!!!”
Selma Rodrigues ( Leitora): “Nossa! Que orgulho! Parabéns pelo debate”
Mariana Aparecida da Silva Santos (Colaboradora): “Estou emocionada, muito emocionada! Representatividade resume um pouco do que estou sentindo! #jornalempoderado”
Em uma época que candidatos a presidente destilam ódio, inclusive contra as mulheres, que lindo ver uma mesa com tantas mulheres fortes e inteligentes.
Se fosse perguntar o sentimento da equipe do JE após evento seria de orgulho e gratidão. Boa sorte candidatas (os) e leitores (as) que transformaram o apoio em uma audiência de 20mil pessoas que fizeram desse encontro inesquecível e histórico.
Por fim, agradecemos demais a quem acompanhou na página dos Jornalistas Livres e Jornal Empoderado fazendo perguntas e até ajudando para que esta fosse a melhor transmissão do JE até hoje. Obrigado!
https://youtu.be/9Qf9ZcPBYs4
https://www.youtube.com/watch?v=6hjwkKezCNk&feature=youtu.be
Fotos: Valéria Silvestre; James Lino; Frente Favela Brasil, Jorge Monteiro e Fabiana Silva.
Uma resposta