Um dos melhores jogadores de poker do Brasil, Rodrigo Valente tem uma carreira extremamente consolidada. Experiente nas mesas de poker desde 2010, o carioca tem aproximadamente US$ 3 milhões ganhos só em torneios online e conta com cerca de US$ 35 em premiações de competições ao vivo.
Entre os principais feitos, Rodrigo já foi um dos destaques do WSOP Circuit, conjunto de torneios dos mais relevantes do mundo que é apoiado pela gigante online partypoker e já disputou torneios por toda América Latina. No âmbito online, chegou a ser um dos 75 melhores do mundo em 2015.
Antes de entrar para o mundo do poker, Rodrigo trabalhava como gerente de um restaurante carioca. Após encontrar o poker no início da década, o jogador se apaixonou pelo jogo e logo começou a se destacar na modalidade a ponto de se dedicar integralmente às cartas.
Só que a trajetória de Rodrigo nem sempre foi fácil e o início de carreira do jogador contou com um episódio trágico. Há cerca de cinco anos, um incêndio fez com que ele e sua família perdessem tudo.
“Depois do natal, perdemos tudo em um incêndio que morava com minha tia e primo”, conta Rodrigo. “Foi bem difícil, pois além de perder tudo nós não sabíamos como seria o futuro. Ficou um vazio muito grande. Mas estava vivo, apesar do grande susto com todo aquele fogo em cima de mim”, completa.
Em 2016, um artigo no site Voz das Comunidades contou um pouco da trajetória de Rodrigo e mostrou que a comunidade carioca ajudou o jogador a reconstruir a sua vida.
“É muito difícil você lidar com tamanha perda. Nos primeiros meses ainda sonhava muito e acordava durante a noite assustado com o fogo, não conseguia ter concentração suficiente para trabalhar. Perdia o foco sempre”, diz Rodrigo.
Com o passar do tempo, a vida de Rodrigo e sua família foi se encaixando nos eixos e, após a tragédia, o jogador se colocou no topo do poker nacional de maneira espetacular.
Além dos prêmios já conquistados e da reviravolta por cima, outro exemplo de sucesso na carreira de Rodrigo está relacionado ao seu time de poker. Chamado Full Poker Team, este é um dos mais conceituados do Brasil.
Sócio do time ao lado de jogadores muito consolidados no poker nacional como Régis Kogler, Gustavo Mastelotto e Geraldo Cesar, a equipe mentora diversos jogadores que estão em ascensão no poker nacional através de aulas especializadas.
No time, o trabalho é feito de maneira integral com o jogador, com plano de carreira, coachings semanais e muito mais. Além disso, vale citar que Geraldo, parceiro de Rodrigo, é atualmente o melhor jogador do Brasil no poker online em termos de ranking.
“Cada vez mais envolvido com o esporte, o sonho de empreender e proporcionar a mais pessoas oportunidades nesse mercado tornou-se realidade e ele continua diariamente formando jogadores e os ajudando a construir os próprios caminhos de sucesso”, aponta a descrição do jogador em sua página oficial do Full Poker Team.
Além de ter o poker online como referência, nos últimos 12 meses Rodrigo tem se dedicado a grandes torneios do poker ao vivo e mostrando consistência com bons resultados para cravar ainda mais o seu status como jogador versátil em duas frentes diferentes da modalidade.
Na elite dos jogadores do Rio de Janeiro, Rodrigo divide com Marcelo Mesqueu, atual líder do Brazilian Series of Poker (BSOP), o posto de melhor jogador carioca da atualidade. Em termos de ranking no poker online, atualmente Rodrigo aparece na terceira colocação — atrás de Matheus Abrantes e Rodrigo Semeghini, respectivamente.
Poucos jogadores conseguem ficar mais de quatro anos no topo do poker e Rodrigo já provou que consistência não é problema. Com a ascensão cada vez maior do seu time de poker ao lado de feras como Geraldo Cesar e Gustavo Mastelotto, o potencial da equipe é que ela cresça até ser uma das três maiores do país.
Ainda muito jovem e com anos de experiência no poker, Rodrigo deu a tacada certa quando decidiu se dedicar especialmente ao poker e acumula uma trajetória de superação, garra e vitória. Seus feitos na mesa com excelentes resultados e a ascensão no Full Poker Team mostram tudo isso e o jogador tem um futuro brilhante pela frente.