A ginástica artística brasileira tem mais um motivo para celebrar o ano de 2019. O ginasta Francisco Barreto Júnior, natural de Ribeirão Preto/SP. O jovem foi eleito o melhor atleta das Américas em uma cerimônia que aconteceu na noite da última sexta feira (13) na cidade americana de Fort Lauderdale.
O Chico como é conhecido venceu na categoria atleta masculino do ano pelos resultados obtidos nos Jogos Pan-Americanos de Lima. O atleta do Esporte Clube Pinheiros e da Seleção Brasileira de Ginástica Artística conquistou três medalhas de ouro na competição, resultado inédito para um ginasta do Brasil. O desempenho foi considerado fundamental na campanha da equipe brasileira, que voltou de Lima com 11 medalhas na bagagem. Na categoria masculina foram quatro ouros e quatro pratas.
O atleta ribeirão pretano ocupou o lugar mais alto do pódio no cavalo com alças, na barra fixa e na disputa por equipes. Chico Barreto também participou da equipe que disputou o Mundial de Stuttgard e garantiu vaga para as Olimpíadas de Tóquio.
Na premiação da PanAm Sports Awards, o atleta brasileiro competiu com o venezuelano Ruben Limardo, que foi campeão olímpico de esgrima e o cubano Mijaín Lopez, atleta da luta olímpica.
O prêmio de melhor atleta feminina das Américas ficou para a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, ganhadora de duas medalhas de ouro no Mundial de Atletismo. Nos Jogos Pan-Americanos, Shelly conquistou o ouro nos 200 metros.