» Post

Festival Guia dos Quadrinhos: 10 Anos!

Nos dias 13 e 14 de abril, no espaço Hakka Plaza, em São Paulo, ocorreu o décimo Festival Guia dos Quadrinhos. Um tradicional ponto de encontro dos aficionados por histórias em quadrinhos e cultura pop. O Festival manteve sua tradição de valorização dos artistas, editores, leitores e colecionadores. Todos os tipos de HQs estavam ali representados.

A diversidade étnica passa a ter espaço nos negócios de entretenimento e cultura, historicamente relacionados  etnicamente aos mais privilegiados.

É o caso de Marco Pedro, que desde 2017 vende colecionáveis com uma particularidade, a ênfase na africanidade e na cultura negra. Residente de Sapopemba na zona leste da capital de São Paulo, o analista de CRM (Customer Relationship Management), é um adepto da filosofia chamada “Black Money”, o conhecido “nós por nós mesmos”, e espera alcançar outros “irmãos” com esta iniciativa. Sua loja virtual e marca “Primeira Temporada” tem tudo para avançar e se tornar uma referência.

Na mesma pegada temos a Geeks e Geeks, loja virtual e stand do também afro-brasileiro, Maurício Martins, que mantém um projeto familiar de produtos geeks e nerds. Ele tenta firmar a marca desde o final de 2017 e tem resistido às intempéries do mercado, abalado pela instabilidade gerada pela persistente crise econômica em que nos encontramos. Martins afirma: “Não gostaria de vender aquilo de que não gostasse”. Ele preza pela qualidade de seus produtos e pela reputação de seu empreendimento.

Joel Lobo, outro artista que conheci neste Festival, destacou-se com sua veia eclética e criatividade comprometida com a cultura imagética e gráfica das histórias em quadrinhos. Lobo, que é jornalista, edita “uma revista de produção gráfica esmerada”; a revista Selva – A gazeta Gráfica. Esmerados também são seu traço e sua técnica, desenvolvidos ao longo de anos de dedicação e estudo ao desenho. Lobo preza pela diversidade de estilos e de expressões, o que se reflete em sua revista.

Em uma das esquinas do evento e me deparei com uma preciosidade! Reedições das revistas Calafrio e Mestres do Terror, editadas originalmente pelo já falecido ilustrador e editor Rodolpho Zalla. Daniel Sacks é o autor desta façanha, que ouso dizer é digna de um “HQ Mix” – editar todos os números publicados das referidas revistas e dar continuidade à série. Com produção e estoque limitado, a distribuição das revistas não é fácil, confessa Martins . Encontramos também Ivan Lima, autor de algumas histórias da série. O desenhista relembrava emocionado sua participação nestas produções e exaltava a iniciativa de Sacks.

O X Festival Guia dos Quadrinhos ainda contou com quiz nerd, cosplayers, uma exposição em homenagem aos 80 anos do Cavaleiro das Trevas – o Batman, e a presença do cartunista italiano Francesco Guerrini, famoso pelos cartuns Disney. A Culturama, que publica os quadrinho da Disney no Brasil, foi a responsável por trazer o artista internacional. Uma grande fila se formou por aqueles que queriam adquirir um exemplar Disney, A habilidade e prestígio de Guerrini justificavam a espera, já que, junto com o autógrafo de Francesco, o fã ganhava um desenho como do Tio Patinhas na parte interna da capa.

Enfim… Um festival de “comics” que poderia prestigiar entre as “HQs”, mais produções e produtores nacionais. Mas de uma coisa não podemos nos queixar… O mercado e a cultura pop de histórias em quadrinhos ainda tem muito fôlego e lenha para queimar.

Fotos: Beatriz Bento, Felipe Bento e Vilmar Jr.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade