Ontem foi realizada a 2ª Convenção de Líderes Negros na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Sala Franco Montoro. Lideranças negras de várias áreas deram seus relatos de sucesso e fizeram falas inspiradoras, fortes e visando mostrar a força dos negros e negras na sociedade, suas visibilidades e representatividades.
Já na entrada a modelo Camila Cordeiro recepcionava a todos, com elegância e um belo sorriso. A Camila, assim como os colaboradores do buffet, mostrou que um bom evento começa na recepção.
A Mesa
Após as considerações iniciais, inicialmente foi chamado para compor a mesa o primeiro Presidente e Fundador da Associação Negra Paulistana, o senhor Jean Nascimento. Ele, que foi o juiz mais novo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário de São Paulo, também é o primeiro negro a ser suplente a senador do Partido Verde e hoje atua como Secretário Multiculturalismo do Estado de São Paulo do Partido Republicano da Ordem Social – Pros. Ele falou sobre representatividade e cobrou maior presença do povo negro em eventos. Mencionou a importância da união, onde um empresário negro (ou negra) que tem um bar deve ser ajudado para fazer este comércio virar um restaurante, por exemplo. Fechou dizendo: “Chega de olhar para baixo”.
Também ali estava a Senhora Coronel da Casa Militar, Helena dos Santos Reis, que falou sobre a luta para chegar ao seu posto atual, mas que é possível. Foi muito elogiada e teve uma noite de estrela ao ser convidada para tirar dezenas de fotos. Ela foi acompanhada do Tenente Issaki, que fez inúmeros elogios à tenente e confidenciou ao JE que ela é um espelho para ele. E isto é um grande trunfo, já que ele vem de família oriental e aprendeu a lidar com a cobrança e a busca de objetivos.
Compos a mesa o presidente da empresa Granditer Airless Corporation, Sócio diretor da Acua Limpa sustentabilidade em tratamento agua e esgoto, Presidente do PTB-Afro(Partido Trabalhista Brasileiro), um dos presidentes da Organização de lideres Negros do Brasil e Diretor da Associação Negra Paulistana, o senhor Carlos Santos. Juntamente com Àdamo Rodrigo Diretor operacional da Granditer Airless Corporation, sócio Diretor da Corretora Agrega Seguros, gerente de operações da ACUA – Empresa de Engenharia Ambiental de Tratamento de Água e Esgoto, primeiro Vice Presidente do Nucleo do PTB-Afro, Diretor e fundador da OLNB – Organização dos Lideres Negros do Brasil e secretario da Associação Negra Paulistana.
Doutora Carmem Dora, presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB, falou sobre meritocracia – preparo e busca dos seus objetivos.
Também estiveram na mesa o segundo presidente do PTB-Afro, empresário e secretário da Associação Negra Paulistana, o senhor Adamo Rodrigo; a senhora física e engenheira civil Laudely Sampaio; o senhor Adamo Rodrigo, e a simpática Miss Minas Gerais 2014/Miss Município de São Paulo, a senhorita Karen Porfirio.
Cleuder de Paula, que foi Coordenador Estadual da juventude de São Paulo e hoje está no PRB – Partido Republicano Brasileiro, faz inúmeros projetos voltados à comunidade negra e falou sobre a importância da representatividade negra na política e empreendedorismo negro.
E trazendo um olhar diferente e necessário para o evento, Eliane Dias, advogada, empresária, produtora da banda Racionais MC’s e coordenadora do SOS Racismo (grupo dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo responsável por cuidar dos assuntos relacionados aos negros) ainda fez críticas à Universidade de São Paulo (USP) e a luta para incluir as músicas da banda Racionais nos livros escolares. Também mencionou a feitura de um partido político de negros e o seminário que será realizado para falar sobre o jovem na universidade.
Na plateia tivemos muitos ativistas e empresários negros e negras, como Sulani Oliveira de Paula, Elisa Lucas Rodrigues, que coordena as Políticas para a População Negra e Indígena no Estado de São Paulo; Luiz de Jesus, do Kwanzaa e Frente Favela Brasil; Ricardo Borges, diretor da produtora Brasil 10, que fez ótima fala ao final do evento, entre outros.
A noite terminou com um bate-papo informal no saguão e muitas trocas de cartões, experiências e um clima amistoso, mostrando que juntos somos mais fortes. “– Ubuntu!”. E que no futuro tenhamos outras ótimas e novas lideranças.
Respostas de 2
Foi muito construtivo, evento que nos abriu a mente para união e apoio mútuo.
Que bom que gostou!