Começamos a bordar aleatoriamente alguns pontos. Quem sabe ensina, quem não sabe aprende, que sabe muito aprende um pouco mais. O ponto precioso sempre é o encontro, a conversa, o olho no olho, o chazinho compartilhado, as histórias contadas, o estar junto… fazendo. A atriz Agrinez Melo, começa bordando e aproximando as pessoas pela ancestralidade e oralidade. Dando destaque as agulhas e aos retroses de linha ganhando novo significado aos nos remendar e contar nossas histórias.
Ela acredita que o gesto de contar histórias gera empatia, porque as histórias narradas por ela, são tão dela, mas a que ao final são tão nossas, pela conexão estabelecida entre as pessoas que assistem. Segundo, Agrinez Melo, a peça pode ser uma possibilidade de mudança, mudança de proposito, de olhar ou simplesmente um convite de partilha.
Na encenação, música e poesia ajudam a atriz narrar situações reais em tom aconchegante. São pontos, pespontos, histórias, memórias. São histórias da infância mescladas com momentos atuais, amores, dores e conquistas. Proporcionando ao telespectador o resgate da fé no amor e a possibilidade de resignificar os acontecimentos vivenciados em um passado ainda presente e persistente.
O espetáculo solo “Histórias Bordadas em Mim” fará uma turnê na cidade da garoa apresentações do dia 03 a 07 de Outubro no espaço,:Goma Capulanas, sempre às 20h. A peça, que estreou em 2016, é protagonizada por Agrinez Melo, que além de reunir suas histórias como mulher, negra, artista e mãe, servindo como manifesto de força e resistência cultural. Ora a atriz canta, outrora dança hora conversa e encanta.
O que nos é mostrado é acima de tudo a poesia que existe na vida, a beleza que se encontra na simplicidade, um desvelar de intimidades e ações profundas e importantes na trajetória de uma mulher negra, periférica e nordestina.
A atriz Agrinez Melo possui pesquisas na área de matriz africana focada na interpretação e na vestimenta cênica. Sócia do grupo de teatro “O Poste Soluções Luminosas” , da rede de mulheres artistas afrocentradas e criadora da Mostra de Mulheres Pretas( PretAção), juntamente com Naná Sodré. Além de produtora do espetáculo Histórias Bordadas em Mim, um empreendimento individual com foco na autonomia artística.
Moradora de Recife, a atriz, vem a São Paulo em turnê na cidade da garoa do 03 de outubro até dia 07 de outubro, com objetivo de apresentar o solo “Histórias Bordadas em Mim“. Nas palavras da artista: “Estou indo de forma independente, sem financiamento mas com o objetivo de fazer escoar minha produção.”. Com o objetivo de tornar a peça nacionalmente conhecida e expandir os espaços de trabalho da mulher negra artista, assim Agrines deseja conquistar o país.
A peça conta hoje com o apoio e parceria do grupo Goma Capulanas, na pessoa de Priscilla Preta e da Fábrica de Cultura da cidade de São Paulo, de Diadema. Mas a atriz ainda espera que empresas possam ajudá-la.
E por fim, nas palavras da atriz: “Acredito que o espetáculo é muito atual e necessário, principalmente nos dias de hoje, quando estamos cada vez mais nos afastando de quem somos e de nossa ancestralidade”.
Foto: Fernando Azevedo
Serviço
Espetáculo:Histórias Bordadas em Mim
Quando: dia 04/10/19
Onde :Goma Capulanas(Goma Capulanas
Rua José barros Magaldi,1121 – Jd. São Luís)
Hora:20 hs
ingresso:10,00 e 20,00
Oficina Teatro Antropológico e Energia dos Orixás
Quando:04/10/19
Onde: Fábrica de Cultura (Jd. São Luís
Rua Antônio Ramos rosa,651 – Jd. São Luís)
Hora:14 as 17 hs
Espetáculo: Histórias Bordadas em Mim
Quando: 05/10/2019
Onde:Fábrica de Cultura Diadema(R. Vereador Gustavo Sonnewend, Neto, 135 – Centro, Diadema – SP)
Hora: 15hs