» Post

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM JUNINHO, O DIRETOR PRESIDENTE DA EDITORA DANDARA!

Dandara é uma editora negra que está  em ascensão e, que a cada dia mais, apresenta seu grande potencial no mercado editorial  independente.

A editora foi criada em 2019 para ser um espaço de produção e reprodução da intelectualidade negra, crítica e periférica. Um lugar de expansão do pensamento e de amplificação de vozes historicamente invisibilizadas. Sendo assim, a Dandara, vêm  mostrando belíssimas produções. 

O Empoderado conversou com Joselicio Freitas dos Santos Júnior, mais conhecido como “Juninho” que é militante do movimento negro, jornalista, de São Paulo e Diretor Presidente (CEO) da Editora Dandara.

 

Jornal Empoderado – Como foi o processo de criação da editora Dandara (motivo do seu nascimento)?  

Minha primeira experiência como editor foi em 2016 quando publicamos o livro sobre os 10 anos do Círculo Palmarino entidade do movimento negro que eu participo e que na época coordenava um Ponto de Cultura na cidade de Embu das Artes. Em 2018 eu publiquei o livro Reflexões de Resistência, uma coletânea  de 32 artigos que eu havia publicado na internet entre 2014 e 2018 que gerou uma repercussão super bacana. Foi a partir dessas experiências que dialogando com meu parceiro Márcio Farias que surgiu a ideia de construir um projeto editorial que pudesse dialogar com algumas urgências e dar vazão para publicações contemporâneas e clássicas (adormecidas) que possam contribuir com o  pensamento crítico , emancipador a partir do olhar de negras, negros e periféricos.

Jornal Empoderado – A editora Dandara tem ocupado um espaço significativo no mercado editorial, sendo assim, como é estar no comando de um projeto tão importante? O senhor acredita que esse crescimento se deu por quais motivos?

A Dandara Editora é um projeto muito recente, lançamos o nosso primeiro livro em setembro de 2019, Clovis Moura e o Brasil um ensaio do Márcio Farias, de lá para cá lançamos mais 5 obras, acabamos de lançar o nosso selo infantil Dandarinha e estamos preste a lançar duas obras super importantes uma sobre Racismo Estrutural do Professor Dennis de Oliveira  e o nosso primeiro clássico que é a re-edição do Livro O Negro: De bom escravo a mau cidadão do Clóvis Moura, obra publicada originalmente em 1977, estamos instuindo o nosso conselho editorial e vários projetos estão em curso. Considero que estamos no início da jornada, buscando entender o mercado editorial, buscando construir uma identidade e uma vocação, não estamos inventando a roda tem bastante gente produzindo coisas muito bacanas e acho que podemos também ocupar um espaço importante na arena da batalha das ideias e esse é o nosso propósito nos próximos anos.

Jornal Empoderado – Quais são os desafios de uma editora que trabalha exclusivamente com a produção de literatura negra?

Sem dúvida o grande desafio é criar a viabilidade econômica. Muitos projetos andam mais lentamente pela baixa capacidade de investimento. Outro desafio, que está associado ao primeiro é entregar uma produção de qualidade, não só no conteúdo mais no projeto gráfico, no produto físico e equilibrar com um preço final que atinja  uma gama maior de pessoas, principalmente nesse contexto de pandemia, onde tem muita gente passando por dificuldades.

Jornal Empoderado – O que a editora Dandara busca em um livro para publicá- lo?

Sua relevância para a expansão do pensamento crítico a partir do olhar dos historicamente excluídos.

Jornal Empoderado – Com a pandemia muitos serviços e trabalhos precisaram se reinventar ou se reestruturar. Sendo assim, como o senhor avalia  o  momento atual  para o meio editorial?

A pandemia chegou bem no comecinho do nosso projeto o que fez a gente se reinventar logo no início, transitar dos eventos e atividades presenciais para o universo digital, redes sociais, eventos e vendas pela internet, a cada dia aprendemos mais um pouco e vamos buscando aprimorar. Também está sendo muito importante participar de espaço coletivos de troca e fortalecimento de editoras independentes  como a Câmara Periférica do Livro articulada pela Ação Educativa e que congrega diversos projetos editoriais super bacanas. Além disso, vem sendo muito bacana o diálogo e a construção de parcerias com influenciadoras digitais que trabalham com a valorização da leitura.

Jornal Empoderado – O que podemos esperar da editora Dandara, para o futuro?

Estamos trabalhando intensamente. Tem muita coisa bacana para sair ainda esse ano e já estamos preparando os próximos. Como eu disse no começo, estamos apenas começando em nosso site você encontra todos os livros publicados com sinopse e apresentação das/os autores.

 

Lucia Maria, @enigmainsoluvel
Imagem: Lucia Maria, @enigmainsoluvel

Conheça:  – https://dandaraeditora.com.br/

Lançamento do livro Negras Lideranças – mulheres ativistas de periferia de São Paulo

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade