» Post

DE OLHO NO ENEM: INSCRIÇÕES COMEÇAM SEGUNDA E REDAÇÃO SE TORNA FUNDAMENTAL NA APROVAÇÃO

ENEM

Confira dicas para se dar bem na prova!

As inscrições para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) começam nesta segunda-feira, de 8, com término dia 19 de maio. E, mais uma vez, a Redação é a disciplina que vem como um diferencial para quem deseja uma boa classificação e entrar na universidade dos sonhos. Em 2016 o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Somente 77 alunos tiveram a nota máxima, ou seja, 1.000 pontos. Quase 292 mil redações foram anuladas ou zeradas por fuga ao tema, cópia do texto motivador, insuficiência ou não conter o tipo textual proposto, desconexões e ferir os Direitos Humanos.

Professor Alex Nascimento - "Já era a época de o aluno encarar a redação como um bicho-papão !".
Professor Alex Nascimento – “Já era a época de o aluno encarar a redação como um bicho-papão !”.

Como se preparar para uma boa redação no ENEM?

O jornalista Alex Nascimento, professor de Redação do Canal do Enem, com mais de 20 anos de experiência docente, destaca que na hora de estudar o aluno deve estabelecer uma meta, conhecer as competências que são cobradas e entender como a prova funciona. “Primeiro, o estudante precisa perder o medo da redação. Já era a época de o aluno encarar a redação como um bicho-papão que se esconde no quarto, nos estojos, mochilas e mentes dos alunos. Chega dessa história! Feito isso, o aluno deve buscar conhecer as técnicas de produção, ter acompanhamento de um bom professor, seja presencial ou on-line, produzir em média uma redação por semana e se manter bem informado”, sugere.

"A redação é um desafio, mas não é impossível".
“A redação é um desafio, mas não é impossível”.

João Victor, que garantiu a sua entrada no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com 980 pontos na redação em 2016, conta como assegurou essa nota e dá dicas para quem irá fazer o ENEM neste ano. “Determinação e vigor são primordiais. O aluno deve produzir pelo menos duas redações por semana, fazer um mapa mental dos temas e rascunhos bem feitos, para depois olhar, avaliar e saber onde pode incrementar ainda mais sobre aquilo que escreveu. E, claro, além de se manter sempre atualizado”.

Quando questionando sobre o tempo, ele discorda de que a redação não possa ser produzida no período estipulado. “Ela é um grande desafio, mas não é impossível. Eu chegava a demorar 3 horas para produzir uma redação no início do ano, mas com a prática, realização de um curso on-line e consciência a gente consegue fazer um bom texto nos 45 minutos. O importante é ter foco!”.

Portanto, comece a se preparar agora para o ENEM. Saia na frente dos seus concorrentes e, assim como o João Victor, lapide a cada dia seus conhecimentos, sua forma de escrever e tenha a certeza de que a sua colocação será a melhor possível!

O ENEM acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Este ano, a taxa é de R$ 82 e pode ser paga até o dia 24 de maio, o que irá validar a participação na prova. No ano passado houve um recorde de inscrições, que segundo o Ministério da Educação, chegou a 9.276.328 pessoas. Para 2017, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), empresa que realiza a prova, espera a elevação destes números, com quase 10 milhões de inscritos.

Serviço:

Canal do ENEMwww.canaldoenem.com.br

(Crédito das Imagens: Colégio Web e Divulgação)

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade