Na última segunda-feira, dia 25 de novembro, a psicóloga e escritora Rosangela Sampaio foi a entrevistada do programa “Análise Direta”, da RIT TV, em que ficou mais de 40 minutos falando sobre os assuntos que permeiam seus livros.
Dentre eles, a rivalidade feminina e o empoderamento das mulheres, assuntos que virão nas páginas do livro “Sem Medo do Batom Vermelho”, com previsão de lançamento para fevereiro do ano que vem.
Além de coordenadora editorial da obra, ela atua diretamente com a saúde mental feminina em seu consultório, então, sabe muito bem como esse “público” pensa e age no seu cotidiano.
“Quando as mulheres pensam em feminilidade e autonomia, a conta não fecha. A feminilidade vem associada à fragilidade feminina, afinal, não podemos ser femininas, fortes, independentes e autônomas”, pontua.
E continua:
“A autonomia implica em ser você mesma, sem negar ou repudiar aspectos da sua personalidade para se submeter às exigências sociais. E sabemos que isso não é uma tarefa fácil diante de toda a pressão que os estereótipos geram”.
A rivalidade que já “cresce” com as mulheres
No que diz respeito às mulheres, o questionamento e a superação de estereótipos se tornam um processo que ainda se desenrola.
“Recebemos diariamente reforços de que mulheres são rivais através de filmes clássicos em que a mulher é uma princesa estereotipada à espera de um príncipe, a madrasta que coloca as filhas biológica e a enteada umas contra as outras em busca de amor, atenção e regalias da casa, e até mesmo a madrasta que envenena a enteada por ser mais bonita”.
Rosangela também lembra que muitas vezes desqualificar a outra é uma maneira de expor as suas próprias dores.
Quem quiser saber mais sobre o assunto ou acompanhar o trabalho da psicóloga, suas redes sociais são @rosangelasampaiooficial e /rosangelasampaiooficial.
Assista ao programa:
(Créditos das imagens: Arquivo Pessoal)