Dinha com sua força de mulher guerreira e seus poemas que representam e transformam as periferias, é um simbolo em meio a sua própria arte.
Declamando, escrevendo e confeccionando, Dinha poeta é uma verdadeira liderança,na zona Sul de São Paulo. Mulher guerreira, chegou ainda criança na capital paulistana, encantando a todos com sua arte de poetizar,transformando em verso e prosa, apresentando o cotidiano e problemáticas da periferia,trazendo assim o encantamento em forma de poesia.
A mensagem poética de Dinha, possui uma estética contemporânea, que transita em poemas ,livros ,projetos sociais,saraus literários e aulas de língua, literatura, redação e produção textual.
O talento desta poeta tem sido a voz das comunidades, permitindo que sensações , emoções e comportamentos sejam expressos ao mundo por intermédio da sua arte.
Sobre a artista
Com enfase em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, cujas produções podem ser lidas no Portal Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (http://e.usp.br/fnq e http://e.usp.br/fnr). Dinha também é poeta e faz parte do coletivo de mulheres: Edições Me Parió Revolução, que edita livros artesanais e semi artesanais. Foi editora da Revista Crioula, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. E também pós-doutoranda em Literatura e Sociedade pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Ela tem no currículo a participação em muitos eventos, mediando conversas entre as escritoras contemporâneas afro-brasileiras, situando-se entre elas.
Sobre as obras:
MARIA DO POVO/MARÍA
PEPE PUEBLO, EDIÇÕES ME PARIÓ
REVOLUÇÃO, 2019:
GADO CORTADO EM MIL PRANTOS,
EDIÇÕES ME PARIÓ REVOLUÇÃO, 2018:
ZERO A ZERO: 15 POEMAS CONTRA O
GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA,
EDIÇÕES ME PARIÓ,2017 2ª EDIÇÃO
ONDE ESCONDEMOS O OURO,
EDIÇÕES ME PARIÓ REVOLUÇÃO, 2015,
2ª EDIÇÃO .
DE PASSAGEM MAS NÃO A PASSEIO,
GLOBAL EDITORA, 2008.
SOBRE OS PROJETOS:
ASSIM SE FAZ POESIA:
Oficina de Criação Literária para
Profissionais da Educação .
LIVRO PRA QUE TE QUERO:
Oficina de Produção de Livros Artesanais .
Para saber mais sobre a artista, suas obras e projetos acesse:
https://www.facebook.com/dinha.marianilda
Para comprar o livro “Livro Maria do Povo”: https://pag.ae/7W2zY24pv
@dinhamarianilda
Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece nos eventos do movimento negro e seus direitos, cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social e tudo que envolve a população invisível.
Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/
INSTAGRAM: jornalempoderado
Twitter: @Jornalempodera2
Obra e texto de Simone Botelho
Revisão de Karollaine Bueno
Uma resposta
Parabéns!Professora ,mestre mulher guerreira.