O ator Déo Garcez atualmente faz a novela “O Outro Lado do Paraíso“, de Walcyr Carrasco, na Rede Globo, dando vida ao delegado Martinho, de Pedra Santa.
Ele formou-se em Bacharelado em Artes Cênicas e em Licenciatura em Artes Cênicas, ambas na Faculdade de Teatro Dulcina de Moraes.
Então, por causa de seu envolvimento com a figura histórica de Luiz Gama, inclusive com a montagem do trabalho sobre ele, Déo foi convidado para integrar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Estado do Rio de Janeiro.
Morando no Rio desde 1992, Déo Garcez tem participado de diversos espetáculos ligados à causa da negritude.
E das novelas de que participou, destacam-se o Mucamo Paulo, em “Xica da Silva” (Manchete), o André de “A Escrava Isaura” (Record), Senhor Morales em “Carrossel” (SBT) e Ezequiel, de “O Cravo e a Rosa” (Globo).
Dentre os prêmios de ator destacam-se o Troféu Raça Negra de Melhor Ator em 2007 pela AFROBRÁS-SP e o Prêmio Arleguim de Melhor Ator do Festival de Teatro do Rio de Janeiro em 2010.
A peça “Luiz Gama – uma voz pela liberdade”
A obra conta a trajetória de Luiz Gama, ex-escravo, jornalista, poeta e primeira voz negra da Literatura Brasileira.
Ele foi o advogado abolicionista que libertou mais de 500 escravos do cativeiro ilegal, reconhecido oficialmente como advogado em 2015 pela (OAB).
Hoje é considerado o patrono do abolicionismo brasileiro e herói da pátria.
O espetáculo convida o público a repensar nossa história oficial, trazendo uma importante reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos.
O roteiro, idealizado pelo ator e roteirista Déo Garcez, traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade.
Nivia Helen, atriz que divide o palco com Déo, passeia por diferentes personagens como apresentadora, musa inspiradora e Luísa Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama.
Serviço:
LUIZ GAMA: Uma voz pela liberdade
De 11/05/2018 a 03/12/2018
Sextas, sábados e domingos, às 19h
CCJF – Centro Cultural Justiça Federal: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3261-2550