COSTA RICA 0 X 1 SÉRVIA
O dia na Rússia começou com um jogo duro, disputado palmo a palmo e que acabou definido em um lance sensacional. As duas seleções mostraram muita disposição e deixaram claro que vão vender qualquer resultado muito caro. Sem muita técnica, sobrou é correria e muito esforço que acabou rendendo um jogo bastante legal de se ver. Foram chances para os dois lados, mas que sempre pararam ou nas defesas dos goleiros ou na má pontaria dos atacantes. Mas no início do segundo tempo, um lance acabou premiando os torcedores que acordaram cedo nesse domingão. Koralov cobrou uma falta espetacular do lado direito do ataque e venceu o excelente goleiro Navas marcando mais um golaço nessa copa, o terceiro de falta. Com a vantagem o time sérvio passou a tentar manter o controle da bola e neutralizar as investidas costa-riquenha. E conseguiram. Mais uma vez o árbitro de vídeo entrou em campo, dessa vez para o que o árbitro desse cartão amarelo para Prijovic em lance em que ele deixou o braço e acertou o costa-riquenho no rosto. Nada que mudasse o resultado da partida. Com a vitória a Sérvia assume a liderança do grupo E.
ALEMANHA 0 X 1 MÉXICO
“Não contavam com a minha astúcia”. Impossível não fazer a relação. O time do seu Madruga e companhia surpreenderam os atuais campeões mundiais com uma vitória brigada e conquistada com muito, mas muito esforço. Na primeira etapa a partida até que foi mais equilibrada com os comandados de Juan Carlos Osorio mostrando personalidade e levando perigo ao gol defendido por Neuer. Até que aos 34 Lozano aproveitou rebote dentro da área e finalizou sem chances de defesa abrindo o marcador para o México. A Alemanha sentiu o baque e passou por dificuldades até o final da primeira etapa. Mas no segundo tempo, os alemães foram em busca do empate e não pouparam nas criações de chances de gol. Porém, da mesma maneira que não pouparam para criar também não pouparam em desperdiçar. E foram muitas. A Alemanha amassou o México que só se defendia e tentava contra-ataques que apareceram e também foram desperdiçados. No final, o que se viu foi uma aula de como perder gols, e dos dois lados. Em um grupo que promete ser equilibrado, o México sai na frente e força a Alemanha a se virar daqui prá frente prá conquistar a vaga. Esse grupo F promete.
BRASIL 1 X 1 SUÍÇA
Decepção: esse é o sentimento que ficou para o torcedor do Brasil depois da estreia na copa da Rússia. Em que pese que a Suíça é o adversário mais forte do grupo, o lance do gol foi falta clara em Miranda e ainda um pênalti em Gabriel Jesus que não foi marcado, o futebol apresentado deixou muito a desejar. Arrisco dizer que foi a pior partida da seleção na era Tite. Time sem inspiração, praticamente não criou e até o passe, ponto alto do time de Tite, deixou a desejar. Mesmo mantendo maior posse de bola, essa posse não resultou em nada. O dia estava tão ruim para a nossa seleção que até mesmo o incontestável Tite errou. Substituiu mal, não conseguiu mudar o jeito do time jogar para se livrar da forte marcação suíça que, aliás, era o mais esperado. E o candidato a craque da copa Neymar. Alguém viu? Fora as faltas que levou, nada mais. Difícil, bem difícil. O golaço de Phillippe Coutinho, um chute de Paulinho defendida pelo goleiro e uma cabeçada de Firmino, já no segundo tempo, e também defendida por Sommer, por incrível que pareça, foram as únicas chances claras do Brasil em toda a partida. A Suíça jogou dentro do que sabe, forte marcação e raros contra-ataques, o famoso Ferrolho Suíço foi armado mais uma vez e pegou a seleção brasileira de jeito. Aos 19 minutos Phillipe Coutinho acertou um belo chute de fora da área e abriu o placar para o Brasil. Logo no início do segundo tempo, após cobrança de escanteio, Zuber, depois de empurrar claramente o zagueiro Miranda, empatou de cabeça. Mesmo jogando mal, o Brasil tentava pressionar. Em uma dessas tentativas, Gabriel Jesus foi agarrado dentro da área, mas a arbitragem mais uma vez, mandou seguir. Esquecendo o mal futebol demonstrado, a pergunta que fica é: Porque o árbitro não acionou o VAR em dois lances capitais da partida? O gol suíço foi irregular e o pênalti foi claro, mesmo se falarmos em interpretação. É, o dia não foi mesmo da seleção canarinho. A estreia não foi boa, nem tanto pelo placar, mas muito pelo futebol que ficou devendo. Agora é correr atrás, afinal, a copa só está começando, nada de tragédia, apenas o primeiro jogo. Tem que melhorar, quanto a isso não há dúvidas. Mas, é só o primeiro jogo. PRÁ CIMA DELES BRASIL….
O 5° dia de Copa é nessa segunda feira com os seguintes jogos:
SUÉCIA X COREIA DO SUL se enfrentam as 9:00hs
BÉLGICA X PANAMÁ jogam as 12:00hs
TUNÍSIA X INGLATERRA encerram o dia as 15:00hs.