» Post

Conheçam do “Trem do Samba” – Rede Carioca de Rodas de Samba

A Rede Carioca de Rodas de Samba, vem através desta, manifestar apoio e solidariedade ao Mestre Marquinhos de Osvaldo Cruz pela Luta histórica de preservar as Matrizes do Samba e seus costumes no Projeto Trem do Samba.

Fomo surpreendidos pela informação de que por falta de patrocínios não teremos o Trem do Samba esse ano no Rio de Janeiro. Uma péssima notícia que prova o descaso com as tradições culturais da cidade. Tanto o poder público quanto a iniciativa privada, escolhem não reconhecer a importância de uma cultura identitária do povo carioca. Desfiles da Escolas de Samba, Trem do Samba, Feira das Yabás e demais eventos populares de samba deveriam ter seus incentivos previstos no orçamento público, precisamos de uma legislação que garanta o financiamento de projetos de Samba na cidade.

Recebemos a notícia de que o BRT queria promover um encontro de Sambistas no terminal Paulo da Portela em Madureira, de onde sairiam três carros articulados até o terminal Alvorada. Sugerimos a homenagem aos baluartes e o fortalecimento do projeto Samba na Calçada, que se realiza toda sexta feira, embaixo do viaduto de Madureira que passa o BRT, poucos metros do terminal Manacéa.

Gostaríamos de reafirmar que a RS está ao lado de qualquer iniciativa que promova a cultura do samba na cidade e o BRT do samba se apresentava como mais uma de muitas iniciativas possíveis para celebrar o dia Nacional do Samba. Porém hoje fomos surpreendidos com notícias de sites/jornais que vincula o BRT do Samba como uma substituição do Trem do Samba e para nós isto é inaceitável. A intenção sempre foi ser um projeto complementar, até porque não tínhamos noção de que o TREM DO SAMBA corresse o risco de não acontecer.

Desde a década de XX, Paulo da Portela seguia no trem com os seus parceiros cantando samba, atravessando o subúrbio da cidade do centro a zona norte e a partir de 2 de dezembro de 1995, vem sendo realizado como Trem do Samba, inclusive com a participação de nossas rodas nas últimas edições. É importante ressaltar que a RS não tem preço, mas sim valor! O nosso lado é onde o samba está e o samba está onde o Povo estiver!

O nosso maior compromisso é fortalecer essa tradição, portanto, sem a realização do Trem do Samba, nos retiramos da organização do BRT do Samba, mas reforçamos que a intenção do projeto nunca foi concorrer com o Trem do Samba. Na verdade, o TREM DO SAMBA é, e sempre será a nossa inspiração.

Na foto Marcelo dos Santos e Luna – interlocutores da  Rede Carioca de Rodas de Samba  

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade