Em 1999 um grupo de amigos resolveu criar uma banda de Rap ,intitulada RBF – Rapaziada da Baixa Fria. O termo “baixa fria” Carregado de preconceitos e discriminações foi utilizado para rotular os moradores e adjacentes da comunidade da Baixa Reggae ,situada no Bairro do Cabula em Salvador-BA.
Como forma de reverter a estigma negativa e combater as discriminações, o RBF iniciou as atividades usando como válvula propulsora a cultura hip hop e seus elementos, organizando-se em modelo de “posse”, os amigos se reuniam para formações de ideias, debates de opiniões e bate papos,culminando em articulações de eventos dentro da comunidade.
Como ponto alto de suas atuações, em 2001 ,o grupo criou o encontro Hip Hop, conhecido como União d@s Manos com o objetivo de promover um intercâmbio envolvendo outros grupos, artistas e militantes do hip hop que estavam atuando na cidade.
O encontro União d@s Man@s aconteceu nos anos de 2001 à 2017. Em 2010, 2013 e 2014 resultando em fomento e produtos para a cultura hip hop em Salvador. Além do União d@s Man@s também foram produzidos os eventos “Gritos dos desempregados” (2003, 2004, 2005) e o “Hip Hop Cabul’ouso” (2005 e 2006) ambos promovendo o hip hop em cunho social.
Em 2008 o grupo consolidou sua carreira artista ,sendo destaque no Programa “Fantástico” da Rede Globo,protagonizou o quadro “novos olhares” com o tema diretos e minorias civis.
O grupo debateu a estética racial e seus preconceitos, o programa foi ao ar usando duas canções do grupo, sendo elas: Respeito é bom e o polêmico hit Cabelo da “desgraça” ,conhecida em todo Brasil. Ao longo de sua carreira o RBF tem várias passagens de componentes e mudanças de formação. Atualmente o grupo é liderado pelo Rapper e produtor Aspri que conta com a parceria nos vocais de Negra Sú e a produção musical do DJ Bandido.
Em sua musicalidade, o grupo carrega uma variedade de ritmos da música negra, usando referências, como: Fela Kuti, Cesária Evora, James Brown, Bob Marley, Itamar Assumpção dentre outros. O conteúdo de suas letras retrata a realidade vivenciada nas comunidades periféricas, com objetivo de promover a auto-estima, a auto-valorização, o senso crítico e a mudança de c
omportamento do seu público.
Discografias:
Albúm digital – Rapaziada da Baixa Fria (2010)
CD Rapaziada da Baixa Fria (2012)
DVD Encontro Hip Hop União dos Manos (2013)
Contatos:
(71) 98876-4445 / 99229-4349
rbfcabula@gmail.com
www.rbfcabula.comNos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social, eventos do movimento negro, e tudo que envolve a população invisível.
Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/
INSTAGRAM: jornalempoderado
Twitter: @Jornalempodera2