» Post

Conheça o grupo “R.B.F – Rapaziada da Baixa Fria”

Em 1999 um grupo de amigos resolveu criar uma banda de Rap ,intitulada RBF  – Rapaziada da Baixa Fria.  O termo “baixa fria” Carregado de preconceitos e discriminações  foi utilizado para rotular os moradores e adjacentes da comunidade da Baixa Reggae ,situada no Bairro do Cabula em Salvador-BA.

Como forma de reverter a estigma negativa e combater as discriminações, o RBF iniciou as atividades usando como válvula propulsora a cultura hip hop e seus elementos, organizando-se em modelo de “posse”, os amigos se reuniam para formações de ideias, debates de opiniões e bate papos,culminando em articulações de eventos dentro da comunidade.

Como ponto alto de suas atuações, em 2001 ,o grupo criou o encontro Hip Hop, conhecido como  União d@s Manos com o objetivo de promover um intercâmbio envolvendo outros grupos, artistas e militantes do hip hop que estavam atuando na cidade.

O encontro União d@s Man@s aconteceu nos anos de 2001 à 2017.  Em 2010, 2013 e 2014 resultando em fomento e produtos para a cultura hip hop em Salvador. Além do União d@s Man@s também foram produzidos os eventos “Gritos dos desempregados” (2003, 2004, 2005) e o “Hip Hop Cabul’ouso” (2005 e 2006) ambos promovendo o hip hop em cunho social.
Em 2008 o grupo consolidou sua carreira artista ,sendo destaque no Programa “Fantástico” da Rede Globo,protagonizou o quadro “novos olhares” com o tema diretos e minorias civis.

O grupo debateu a estética racial e seus preconceitos, o programa foi ao ar usando duas canções do grupo, sendo elas: Respeito é bom e o polêmico hit Cabelo da “desgraça” ,conhecida em todo Brasil. Ao longo de sua carreira o RBF tem várias passagens de componentes e mudanças de formação. Atualmente o grupo é liderado pelo Rapper e produtor Aspri que conta com a parceria nos vocais de Negra Sú e a produção musical do DJ Bandido.

Em sua musicalidade, o grupo carrega uma variedade de ritmos da música negra, usando referências, como: Fela Kuti, Cesária Evora, James Brown, Bob Marley, Itamar Assumpção dentre outros. O conteúdo de suas letras retrata a realidade vivenciada nas comunidades periféricas, com objetivo de promover a auto-estima, a auto-valorização, o senso crítico e a mudança de c

omportamento do seu público.

Discografias:
Albúm digital – Rapaziada da Baixa Fria (2010)
CD Rapaziada da Baixa Fria (2012)
DVD Encontro Hip Hop União dos Manos (2013)
Contatos:
(71) 98876-4445 / 99229-4349
rbfcabula@gmail.com
www.rbfcabula.comNos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social, eventos do movimento negro, e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade