Pesquisar
Close this search box.

» Post

Coletivo Mães da Periferia – O protagonismo dos movimentos comunitários

O coletivo Mães da Periferia leva os ideais e a luta de mulheres que buscam condições coletivas para as crises que se abatem em uma das regiões mais pobres de Porto Alegre, o Morro Santana. Prestando um serviço onde o poder público ainda não consegue chegar. Mães da Periferia realizam um papel além do assistencialismo. Mas busca construir um espaço de vínculos e união entre as mulheres que vivem nas comunidades. Comprometidas com a luta comunitária e a Educação Popular.

A pandemia veio mostrar ainda mais as desigualdades da capital gaúcha. O aumento do desemprego, expõem ainda mais problemas com a vulnerabilidade social das comunidades da periferia. A união desde movimentos mostram a mobilização das lideranças populares. As Mães da Periferia busca lutar por vida digna para as comunidades do Morro Santana ocupação Continental, Ocupação Julian, Alvorada, Altos Da colina , entre outras.

“São comunidades que vivem em pleno esquecimento dos governantes, casas sem banheiro, sem luz legalizada, águas improvisadas, esgotos jogados ao meio das vias. Porém, a comunidade não é feita somente de tristeza aqui temos Mães que estão na luta por dignidade para suas famílias, comunidades inteiras lutando bravamente por direito a moradia digna, famílias que mesmo sem conhecer plenamente seus direitos, lutam por uma comunidade melhor”. nos relata Leticia Nascimento,estudante de Enfermagem, Instituto de Cardiologia, técnica em TTI, fundadora do Coletivo.

Nesta luta Leticia conta com o auxílio Leticia Paola, formada em Letras. Débora estudante de Biomedicina, ambas moradoras da ocupação Continental e Vitor Ramon, companheiro de luta do movimento comunitário, morador do Morro Santana.

Leticia Nascimento relembra: “ O coletivo é a história de três mulheres, mãe e lutadoras. Leticia, Débora e Leticia Paola. Que assim como outras mães construíram o clube de Mães da Periferia. Onde realizando o fortalecimento dos laços de união na comunidade desde o início da pandemia. Enraizando ações de solidariedade e lutando por uma vida digna. Desde março o Coletivo de mães atendeu cerca de 600 famílias com suporte a materiais de higiene e alimentação básica através de preparo de refeições e distribuição de cestas básicas às famílias cadastradas em sua comunidade. A qual se faz linha de frente no combate ao coronavírus e a precarização da vida. O Coletivo de Mães da Periferia  se faz referência no movimento comunitário na região, Leste de Poa, pela auto-organização entre vizinhos a lutarem por demandas de sua comunidade.”

Com políticas públicas ineficientes para garantir condições adequadas à toda população, para que se mantenham no isolamento social. Em meio a coletivo dificuldades que se encaixam em diversas situações como: falta de informações referentes a serviços públicos, alimentação, roupas, sapatos, produtos de higiene e limpeza, o protagonismo dos movimentos comunitários encaram a crise , buscando soluções. As Mães da Periferia contam também com parcerias de outros coletivos, que interagem e formam uma grande rede solidária.

Podemos contribuir como coletivo divulgando suas ações e arrecadando mais mantimentos e doações de : arroz, feijão, óleo, um açúcar, farinhas, leite, café, sal, bolachas, álcool 70%, sabonete, sabão em pó e barra, papel higiênico, produtos de higiene e limpeza, agasalhos para o inverno, sapatos, cobertores e roupa de cama.

Contato 51 985739879. Leticia

51 9606-6341. Vitor

E email: maesdape@gmail.com

Página: Mães da Periferia Porto Alegre

Insta: Mães da Periferia

vaka.me/965063

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade