Sexta (23/07) aconteceu a coletiva de imprensa do documentário “Complexos”. Foram convidadas as mídias alternativas, sendo o Jornal Empoderado uma delas, – Além do Juca, do Alma Preta e do Léo, do Repórter Popular. Estiveram presentes os personagens Thais Alvarenga e Wallace Lino, Léo Custódio, pesquisador, JV Santos diretor e editor.
Sobre o Documentário
Se você está esperando mais uma obra a la “Cidade de Deus (2002)” ou o “Tropa de Elite (2007)”, esqueça! O que você vai assistir em quase meia hora de filmagem, é uma ode, uma direção de arte que te introduz em vielas e quebradas que não são mostradas nos programas policialescos ou na pesquisa do Google. A obra foi produzida pelo coletivo audiovisual Cafuné na Laje, do Rio de Janeiro, e pela iniciativa Aliança Midiativista Anti-Racista, ARMA Alliance, da Finlândia, e nasce, a partir do doutorado de Leonardo Custódio sobre midiativismo nas favelas.
O documentário mostra e aborda vivências de artistas e midiativistas que enfrentam dificuldades para realizarem suas produções e projetos, mas que conseguem isso através do esforço e do amor. Mas não aquele sentimento carnal, como até diz a fotógrafa Thais Alvarenga, “mas o sentimento que nutrimos pela vida, pelas lembranças e pelo lugar que nascemos e moramos”. E como disse Wallace, na coletiva, “o documentário é sobre as relações de afetos que abrem novas possibilidades”.
A câmera transita de forma leve sem atrapalhar a narração. E a narração sensibiliza, sem ser piegas. A direção de arte dá o tom dinâmico de bairros vivos e traduz com muita qualidade as emoções dos depoimentos dos personagens.
“A importância do filme está nas pessoas que são abordadas e suas trajetórias. São pessoas que realizam e disputam o significado do que é viver em favela, expondo o quão diversas são essas vidas. E sobre o que a narrativa ajuda a contrapor, é nos alertar que infelizmente, por mais belas que essas trajetórias sejam, por mais importante que sejam esses olhares e existências, esses artistas, realizadores, comunicadores são exceções que confirmam a regra excludente no qual a sociedade brasileira está inserida. Não é apenas a favela que perde com essa exclusão, todos nós perdemos enquanto sociedade com o racismo e a política de morte no qual os espaços que essas pessoas retratadas no filme cresceram e vivem até hoje”, afirma JV Santos.
A estreia do documentário será na plataforma digital da Bombozila, no dia 29 de julho, no aniversário do Jacarezinho.
“Complexos” é feito por moradores de comunidades do Rio Janeiro e é tão vivo que é comum sentirmos parte daqueles lugares. A cada testemunho temos vontade de estarmos com todas aquelas pessoas. Isso só foi reforçado após participar da coletiva com Wallace Lino, Thais Alvarenga, Jv Santos e Leonardo Custódio.
Realização e produção
Cafuné na Laje (Jacarezinho)
Arma Alliance (Finlândia)
Ano: 2020
Duração : 26 min
Idioma : Português
Legendas : Inglês
EQUIPE
Direção: JV Santos
Roteiro e pesquisa: Leonardo Custódio
Fotografia: Léo Lima e Jv Santos
Câmera: Gê Vasconcelos
Edição: Jv Santos e Jonas Rosa
Finalização de vídeo: Jv Santos
Som direto: Jonas Rosa e Luciano Dayrell
Trilha sonora: Joca
Elenco
Gizele Martins, Naldinho Lourenço, David Amen, Mc Martina, Thais Alvarenga, Léo Lima, Rodrigo Maré Souza, Geandra Nobre e Wallace Lino.
Argumento Série: Leonardo Custódio – Jv Santos
Direção: Jv Santos / Entrevistas: Léo Lima
Produção: Mariluci Nascimento
Assistente de Produção: Jonas Rosa
Fotografia: Léo Lima e Jv Santos
Câmera Adicional: Gê Vasconcelos
Som: Jonas Rosa
Som Adicional: Luciano Dayrell
Montagem: Jv Santos – Jonas Rosa
Edição: Jonas Rosa
Trilha Sonora: Joca
Produção de Finalização: Jv Santos
Cartazes e Videografia: Renato Cafuzo
Legendas: Caroline Vicente
Tradução: Clara de Carvalho.