» Post

Co-deputado inicia jornada de escrita de leis antirracista na ALESP

A partir de quarta-feira (17) começa a jornada pela construção do Pacote de Leis Antirracista na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). A proposta parte do co-deputado estadual Jesus dos Santos (PDT), da Mandata Ativista, e pretende reunir uma série de medidas legislativa de combate ao racismo dentro de um único conjunto de leis.

A ação servirá para mobilizar os mais diferentes movimentos sociais, intelectuais e ativistas em torno da construção do Pacote de Leis Antirracista, no qual terá propostas para os campos da segurança pública, educação, saúde, comunicação, cultura e economia.
 
Os encontros serão abertos e acontecerão virtualmente de quarta a sexta-feira (19), sendo que o encerramento será durante a live “Plenária Pacote de Leis Antirracista SP”, no domingo (21). O calendário completo dos encontros são:
 
Quarta-feira – 17/03

  • 13h – Encontro com os profissionais e militantes da saúde
  • 15h – Encontro com militantes e profissionais da educação
  • 17h – Encontro com comunicadores

 
Quinta-feira – 18/03

  • 17h – Encontro com ativistas da cultura
  • 19h – Encontro com organizações que discutem segurança pública

 
Sexta-feira – 19/03

  • 19h – Encontro com economistas e trabalhadores para discutir trabalho, emprego e renda

 
Domingo – 21/03

  • 17h – Plenária Pacote de Leis Antirracista SP

 
*Link do evento no Facebook: https://fb.me/e/QaOrardt
 
Segundo o co-deputado, o Pacote de Leis Antirracista reúne diversas propostas e acúmulos de outros mandatos e movimentos sociais: “Esse pacote de leis é uma construção coletiva que vem sendo realizada ao longo dos anos de luta do movimento negro”, destaca.
 
“Essa etapa de diálogo é fundamental para esboçar o texto que será colocado dentro do Pacote de Leis Antirracista”. Comenta o co-parlamentar, que complementa: “Queremos que todos os movimentos e ativistas que tenham propostas [para o projeto de lei] sejam ouvidos. Não queremos que ninguém fique de fora desta construção!”
 
A iniciativa deste movimento nasceu dentro do “Grupo de Trabalho (GT) Abordagem Policial – Perpetuação do Racismo Estrutural”, no qual reúne diversos ativistas, intelectuais, movimentos e organizações sociais, além de ter um trabalho dentro e fora da ALESP há mais de dois anos.
 
Por fim, o co-parlamentar comenta que esse conjunto de leis deverá ser mais uma bandeira de luta institucional contra racismo do Estado de São Paulo: “O Pacote de Leis Antirracista deve servir como mais um instrumento de luta para todos os movimentos que lutam pela igualdade racial!”.
 
GT de Abordagem Policial

O GT Abordagem Policial é coordenado pela Mandata Ativista, encabeçada pelo co-deputado Jesus dos Santos, sendo uma das ações da Frente Parlamentar pela Promoção da Igualdade Racial e em Defesa dos Povos Indígenas e das Comunidades Tradicionais da ALESP.

O grupo conta com a participação de ativistas que defendam os Direitos Humanos, Instituições Públicas e Organizações da Sociedade Civil. 
 
Ao longo dos mais de dois anos de atividade, o GT promoveu três ações, sendo elas:

  • Discutir o observatório da letalidade policial desenvolvido pelo Salve Sul;
  • Realizar uma campanha pela defesa à vida (#1SalveaVida); e
  • Cobrar uma reforma dos “Protocolos Operacionais Padrões” da Polícia Militar referente à busca pessoal.

 
Segundo o co-parlamentar, a estratégia do GT mudou pois havia uma vontade dos integrantes em serem mais incisivos dentro do parlamento paulista: “Nas três esferas de atuações que destacamos no início, houveram avanços, porém o grupo sentiu a necessidade de fazer algo mais impactante dentro do legislativo”.
 
Foi então que, a partir de dezembro de 2020, os membros do GT Abordagem Policial passaram a se reunir com outros movimentos para discutirem a construção do Pacote de Leis Antirracista: “Queremos deixar um legado de luta dentro do parlamento paulista!” destaca Jesus.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade