» Post

CES completa 93 anos em defesa dos estudantes e da Baixada Santista

Em 08 de janeiro de 2025, o Centro dos Estudantes de Santos e Região (CES) completou 93 anos em defesa dos estudantes e do povo trabalhador da Baixada Santista. Nesta ocasião, o CES vem a público defender que as universidades precisam cumprir um papel estratégico de combate às desigualdades e mazelas sociais da Baixada Santista.

É necessário que o Poder Público enfrente a realidade triste da evasão e suas causas, mas, para isso, é preciso ouvir quem está nas salas de aula e construir políticas públicas voltadas à permanência.

Para que cada estudante enfrente melhor o desafio que é se formar na universidade, reivindicamos:

● passe livre estudantil
● restaurante universitário popular
● Creche universitária
● Redução do preço dos fretados

Legado e resistência

O CES marca a história e a vida de cada estudante que já passou pelo casarão ou construiu a luta por educação de qualidade na Região.

Desde a fundação, o CES é linha de frente nas lutas por justiça social e democracia. Logo no início da nossa história conquistamos uma universidade pública para a Região, garantindo o sonho de ingressar em uma universidade pública sem precisar sair da Baixada Santista.

Após o Golpe de 1964, a Ditadura Militar invadiu a sede do CES, a exemplo do que fez com a União Nacional dos Estudantes (UNE). O espaço foi tomado e fechado, e até os dias de hoje a sede nunca foi devolvida para as mãos dos verdadeiros donos, os estudantes.

Compromisso renovado

Nós reafirmamos o compromisso com os estudantes e com a democracia, seguindo o legado de diversos estudantes que morreram em defesa do Brasil.

Compromisso que perpassa a luta do nosso tempo em defesa da prisão de Bolsonaro e seus cúmplices, que tentaram retomar um período sombrio (Ditadura Militar, 1964-1985) da história do nosso País.

Mobilização, união e luta coletiva

Só avançaremos a partir da mobilização e da união dos estudantes, únicas saídas para a solução dos nossos desafios.

É preciso ocupar as ruas e as universidades para enfrentar o sucateamento da educação e os “tubarões do ensino”, que querem lucrar com os nossos sonhos.

Por isso, convocamos todos os estudantes da Baixada a se organizarem na luta coletiva e na permanente construção do CES!

Texto: Matheus Café, presidente do CES

Revisão e edição: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade