» Post

 

Empoderar mulheres através de cuidados com os cabelos naturais é o objetivo do Clube das Pretas, do Rio de Janeiro é a primeira consultoria do Brasil especializada em cabelos crespos sem química. 

O Clube, aberto ao público em outubro de 2017, nasceu da necessidade de atenção aos cabelos crespos, étnicos naturais que há décadas são negligenciados por salões de beleza e pela indústria de cosméticos.

Prestando serviços específicos às necessidades de cada cabelo, a partir de uma metodologia própria, Andressa Abreu, 33, e Renata Varella, de 32 anos, oferecem atendimento individualizado e exclusivo às suas clientes.

Mudanças de profissões

Andressa é fisioterapeuta e divide seu tempo entre seus pacientes, e as atividades no Clube das Pretas. Renata é formada em Letras, e abandonou a carreira de gerente de projetos educacionais para se dedicar exclusivamente ao novo negócio. As duas sócias se aproximaram quando notaram que compartilhavam as mesmas percepções estéticas, políticas e ideológicas sobre a mulher negra e o mercado da beleza. Hoje, esses ideais sustentam os pilares do Clubinho.

 

Os diferenciais

No Clube, cada cliente é atendida individualmente numa sala reservada. Os produtos são de alta tecnologia, ricos em nutrientes e não alteram a estrutura original dos fios. “A beleza do cabelo da mulher negra foi, e ainda é, subestimada em favor da beleza ariana que é imposta como padrão às brasileiras. Com o desenvolvimento, bem recente, de produtos específicos para o cabelo afro surgiu a oportunidade de cuidar das nossas madeixas de forma natural, sem necessidade de produtos alisantes e relaxantes”, conta Andressa. Antes de formalizarem o Clube, as parceiras se capacitaram com os maiores especialistas em cachos e crespos do Brasil. Infelizmente esses profissionais são raros, mas elas buscaram um a um, construindo uma capacitação consistente e única, incluindo treinamentos com a marca americana Deva Curl – empresa pioneira na criação de produtos específicos para cachos e crespos.

“O Clube foi fundado para compartilhar os novos conhecimentos que estávamos pesquisando, testando e aprimorando, até que sentimentos a necessidade de tocar nos cabelos, de fato, resgatando a tradição negra de cuidar dos cabelos em casa, como a avó que cuida do cabelo da mãe que cuida do cabelo da filha” relembra Renata.

 

O passo-a-passo

Ao chegar ao Clube das Pretas, a cliente passa por uma entrevista e é realizado o diagnóstico e definido o tratamento adequado. Cada cliente tem uma história com seu próprio cabelo o que influencia a escolha da solução adequada, a abordagem e a manutenção caseira. Após a aplicação do tratamento, as madeixas são finalizadas e, se for necessário, somente ao final do processo é feito o corte a seco. O cabelo molhado engana sobre sua textura, volume e peso, principalmente quando se trata de fios crespos e cacheados que são naturalmente irregulares. Segundo Andressa e Renata, a ordem das etapas definida por elas é essencial para os ótimos resultados que as sócias têm alcançado.

 

Acompanhamento contínuo

Ao final da consulta, a cliente recebe as orientações para continuação do tratamento em casa. A lista de cuidados inclui produtos sem sulfatos, petrolatos e parabenos – agentes químicos que agridem a estrutura capilar. No lugar de óleos minerais são recomendados óleos vegetais como os coco, abacate e girassol, além de muitas receitas caseiras. A manutenção é assistida pelo WhatsApp, por onde Andressa e Renata recebem feedback da evolução capilar das clientes até a próxima consulta.

Serviço

Clube das Pretas funciona na Rua João Afonso 60, Casa 24, Humaitá. De terça à sábado das 10 às 19h, com hora marcada. Mais informações pelo WhatsApp (21) 983405507, Facebook: fb.com/clubedaspretasou Instagram: instagram.com/clubedaspretas.

Por Tássia di Carvalho / CEO 
tassia@agenciais.com / +55 21 97566-4633

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade