Taboão da Serra é uma tradicional sede da Copa São Paulo de Futebol Jr. tendo recebido pela 1ª vez a competição no ano de 2004, lembrando que o time se profissionalizara no ano anterior, 2003. Em 2005, a cidade perdeu a vaga para a vizinha cidade de Embu das Artes.
Em 2006 retornou e seguiu até o ano de 2012; em 2013 ficou de fora devido a obras de reforma do Estádio Municipal Vereador José Feres, o Canil do Cão Pastor, voltando a sediar a Copa entre 2014 quando cumpriu a melhor campanha da sua história na competição, terminando no 5º posto e revelou o centro avante artilheiro da competição, Gustagol, hoje no Corinthians, e 2018.
Em 2019 a cidade não renovou o convênio com a Federação Paulista de Futebol e de novo ficou fora da Copa São Paulo. Embora o clube tenha disputado a competição na sede de Capão Bonito, cidade a 230 km de Taboão da Serra e se classificado para a 2ª fase, quando perdeu nos pênaltis para o Audax.
Mas o pesadelo do Cão Pastor estava longe de acabar, com o Canil interditado e um imbróglio político entre o governo do município e a direção do clube, as reformas exigidas pela Federação não foram feitas e assim ficou até dias atrás, quando novas vistorias foram feitas e, finalmente, o estádio foi liberado.
Mas restava a assinatura do novo convênio da Prefeitura de Taboão da Serra com a Federação Paulista de Futebol – FPF, e muito se especulou sobre o desinteresse da cidade em receber a Copa São Paulo de volta, e o prefeito não dava mostras de que assinaria o convênio.
O presidente do clube, sr. Anderson Nóbrega, não mediu esforços nesta batalha, negociando com a FPF, apelando para as autoridades, mobilizando os vereadores da cidade, esportistas ligados ao clube, artistas e por último, fez um abaixo assinado virtual, pedindo que a população apelasse à prefeitura que assine o convênio trazendo a Copinha novamente para Taboão da Serra.
Finalmente o presidente do Cão Pastor alcançou a vitória, pois na tarde/noite desta 4ª feira, 27, a Federação Paulista de futebol – FPF, anunciou a desistência da cidade de Tupã de sediar a competição e divulgou as duas últimas cidades sedes da Copinha 2020. São elas: Mauá e Taboão da Serra.
A cidade Serrana está comemorando aliviada a indicação do município, que sempre foi tradicional sede da Copa São Paulo e o clube agora aguarda o sorteio de seus adversários, enquanto saboreia esta vitória e a custosa indicação. Que venha a 51ª Copa São Paulo de Futebol Jr.
(Crédito Federação Paulista de Futebol – FPF e Bandeirante E. C.)