A luta feminina esteve presente no palco Budweiser, no segundo dia do Festival Lollapalooza Brasil 2023. Com elementos de rock e MPB, a banda curitibana Mulamba, formada por mulheres, se apresentou na tarde deste sábado (25). No mesmo palco, na sequência, também se apresentou a cantora e compositora negra Tássia Reis.
O que a Mulamba e Tássia têm em comum? Elas representam a força artística feminina do Brasil. A arquiteta e urbanista Elky Santos, de 30 anos, veio especialmente para acompanhar os shows de Tássia Reis e Ludmilla, que reuniu uma série de fãs no palco Budweiser. “Eu acho muito importante a presença de mulheres e de mulheres negras no Festival. Já participei de todas as edições e cada vez mais observamos a presença de pessoas negras aqui”, diz a arquiteta.
Já Bina Calabrina, estudante de 18 anos, disse que chegou no sábado do evento para curtir o show de Tássia Reis e tentar encontrar a cantora e compositora Liniker, pois soube que ela estaria aqui para prestigiar a amiga Tássia. “Estou achando o festival icônico, só não está melhor porque eu queria ver Liniker na grade de shows. Mas eu aprendi a playlist todinha de Tássia e ela é icônica!”, expressa Bina, que disse se sentir à vontade nos espaços do festival e de Budweiser. “Eu podendo sair do jeito que eu quero no meio da rua é revolucionário. A gente vê essas pessoas, escuta a música e se sente representada por elas”, conta a estudante sobre observar a presença da diversidade e da comunidade LGBTQIA+ no evento.
A banda Mulamba, que faz música focada em temáticas como violência contra a mulher, empoderamento feminino, combate ao machismo e igualdade de gênero, agradeceu a presença do público, da equipe técnica, da limpeza, de fotógrafos e filmagens pela prestação dos serviços durante apresentação.
Ao final do show, a banda falou sobre a expectativa para assistir à apresentação de Ludmilla, embaixadora de Budweiser. A cantora completou 10 anos de carreira em 2022 e ocupou em 2021 o posto de segunda cantora mais escutada em um dos streamings de maior audiência no Brasil, o Spotify, no ano anterior.
Perfis das entrevistadas da matéria: @elky_ @binacalabrina