Ontem a noite na Espanha no Campu Nou em Barcelona, tivemos mais que uma partida de futebol válida por um torneio de preparação para o time catalão. Disputando o troféu Joan Gamper, o Barcelona homenageou o time brasileiro da Chapecoense, além das 71 vítimas do desastre aéreo entre comissão técnica, imprensa e jogadores, em novembro passado.
Mais do que o amistoso, as homenagens feitas aos sobreviventes emocionaram a todos. Jackson Follmann, Alan Ruschel e Neto entraram em campo com o time catarinense. Follmann foi obrigado a deixar o futebol após amputar a perna. Neto luta para voltar aos gramados. Alan Ruschel retornou aos gramados pela primeira vez após o acidente, jogando por 35 minutos, sendo ovacionado quando saiu.
A palavra dos jogadores do Barcelona resumem o sentimento do jogo de ontem: Ter Stegen escreveu nas redes sociais: “Foi uma tragédia para o mundo do futebol e tocou o coração de milhões, incluindo o do Barcelona e o meu. Desde o acidente, o apoio que a Chapecoense tem recebido de todos os cantos do mundo vem sendo fantástico. E a velocidade com que reconstruíram o novo time é notável. Mas é importante não nos esquecermos do que aconteceu. Nossas histórias do passado identificam quem somos hoje. Será uma honra jogar no Camp Nou nesta noite”
Iniesta comentou: “É um dia muito especial, por recebermos a Chapecoense em nossa casa. Esperamos que também seja um momento inesquecível para a Chapecoense”
Ernesto Valverde, técnico do Barça comentou: “Estamos felizes por receber a Chapecoense, um time que sofreu muito nos últimos meses e que conta com nossa solidariedade”
O jogo… marcou 5 a 0 pro Barcelona… apenas um detalhe!