Abrindo o mês da mulher, o grupo SOMOS ÚNICAS, realizou a primeira edição no dia 03/03 no espaço Jettsons, localizado na Galeria Metrópoles (av. São Luís, 187 subsolo 03), contemplando o resgate feminino para as mulheres que desejam acertar o passo entre seu mundo e sua identidade.
O intuito é abordar, ao longo de vários encontros em forma de roda de conversa, o resgaste do Feminino; a sexualidade; a maternidade; a autoestima; o envelhecimento; o companheirismo; os diversos papéis do feminino e a ligação deles com a ancestralidade.
A psicóloga Silmara Vicente foi quem mediou esse primeiro encontro, trazendo à tona a identidade da mulher através da sua linhagem antepassada. E, durante as pausas para as reflexões, fomos contempladas com o repertório do musicista André de Brito (ex-vocalista do grupo Produto Nacional). Silmara Vicente, expôs de maneira singular, a manifestação da herança genética advinda da nossa família ancestral, assim como a herança energética e emocional, e como os diversos “padrões” se apresentam no nosso comportamento, na nossa forma de viver, de nos relacionarmos e de fazermos escolhas.
Neste mergulho no nosso universo interior, vivenciado pelas mulheres presentes e também por mim, foi possível entrar em contato com o feminino ferido que todas as mulheres, em maior ou menor grau, trazem dentro de si.
Por outro lado, através do entendimento do feminino e suas polaridades, torna-se possível acessar a nossa riqueza interior e suas potencialidades e usar todo esse recurso a nosso favor, de maneira a proporcionar o nosso empoderamento – o que julgamos e rejeitamos, nos aprisiona e o que aceitamos e incluímos, nos liberta.
No decurso da conversa, a psicóloga Silmara Vicente sugeriu uma reflexão baseada no passado, no momento presente e prospecção no futuro: -de onde viemos, -quem somos, -como desejamos ser, -como não queremos mais ser.
Estas perguntas sobre a nossa identidade e sobre a busca de novos caminhos impõem a presença de um espelho. Objeto este que faz referência clara ao universo feminino.
Na segunda edição do grupo SOMOS ÚNICAS (07/04), local e horário a ser definido, o espelho será nosso objeto de desejo. Assim como nos contos de fada, seremos rainhas e teremos nosso próprio espelho e parecerá inevitável fugir da pergunta: ” Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?”.
O espelho que antes, usado basicamente para avaliar nossa beleza, agora nos questiona. Pois os tempos mudaram e já não é tão simples obter a resposta para tal pergunta.
Ele, o espelho, deseja saber o que faremos com tal resposta, se deverá seguir algum critério externo ou apenas visa o desenvolvimento da nossa própria beleza e se deverá consultar alguém para fazer essa análise… E no meio de tantos questionamentos, ele conclui que há pontos a considerar.
Esse espelho nos possibilita inúmeros questionamentos e argumentações sobre novos desejos.
Não importa o que aconteça ou o mundo no qual se vive, ninguém pode roubar essa liberdade que o autoconhecimento e o ganho de consciência nos oferece.
Agradeço ao musicista André de Brito (@Déh D’Brito) e ao empresário/produtor artístico, José Roberto Alves Reis (11 940166313)
Digite uma mensagem…
Uma resposta
Belo trabalho! Parabéns!!!