Pesquisar
Close this search box.

» Post

Animação ajuda pais e educadores a abordarem questões étnicos- raciais na primeira infância

De acordo com especialistas, o desenvolvimento infantil ocorre já na primeira infância (de 0-6 anos). As experiências desse período contribuem para a construção da memória da criança. Uma maneira de garantir a atenção delas é por meio da musicalidade e visualidade, presentes em animações.
O projeto busca contribuir para uma educação antirracista e levar diversidade às crianças de 0 a 6 anos
Com o intuito de contribuir para uma educação antirracista e levar diversidade a esse público infantil, a comunicadora e mãe, Tati Sacramento, revolveu criar “Os Quatro”. Uma animação protagonizada por 4 personagens negras.

Ela conta que a ideia surgiu a partir da percepção da falta de representatividade negra em desenhos para crianças de 0 a 6 anos. Convivendo com outros pais, Tati percebeu que eles tinham dificuldade de abordar questões étnicos-raciais com os filhos dessa faixa etária.
“Quando resolvi incluir alguns desenhos animados dedicados à faixa etária do meu bebê, percebi que não havia referências de personagens negros. E minha preocupação foi por ele ser uma criança multirracial e não ter essa referência desde pequeno. Principalmente eu sendo mãe negra. Ele precisava ter essa referência”, explica a mãe do pequeno Gael.
Segundo a idealizadora, a intenção é que o projeto também se torne uma ferramenta de apoio para pais, educadores e cuidadores, na formação de crianças. Além de educar e entreter, o projeto pretende ensinar crianças negras a aceitarem e valorizem a própria beleza e identidade.
“A crianças negras muitas vezes necessita de boas memórias sobre a relação com sua identidade, principalmente para que possam crescer com autoestima, autoconfiança para enfrentar o mundo externo. Enquanto projeto, temos o objetivo de ensinar a respeitar a diversidade, mostrar que as pessoas não são iguais e está tudo bem, e que a beleza está aí”, diz Tati.
Os protagonistas da animação são quatro amigos negros, dois meninos e duas meninas, com tons de pele distintos. O desenho aborda questões relacionadas ao universo infantil como primeiro dia na escola, desfralde, a importância de uma alimentação saudável, respeito à natureza, estudos, entre outras.
Para a trilha sonora foram escolhidos ritmos musicais pertencentes a cultura afro-brasileira, historicamente popularizados por artistas brancos. A idealizadora conta que escolheu usar pagode, samba-reggae, axé, ijexá, jazz, rock como forma de valorizar as raízes negras.
“Acreditamos que precisamos cada vez mais levantar essa bagagem cultural (música, dança e arte em geral) para mostrar a essas crianças o quanto elas têm que ter orgulho de quem elas são, e de valorizar a sua ancestralidade. Assim, ajudaremos a construir uma geração imparável e orgulhosa de si”, ressalta. Todos episódios de “Os Quatro” estão disponíveis no Youtube.

Nota: Agradecemos o envio do material a Dandara Maria Barbosa Silva!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade