O Coletivo Afro RGS está organizando um evento afro que iniciou dia 21/03 (domingo) e vai até o dia 28/03 (domingo). O projeto faz parte do acordo do edital de fomento a artes e de incentivo a cultura (Lei Aldir Blanc), da cidade de Rio Grande da Serra/ABC, que o coletivo foi contemplado.
O evento é 100% Online
Respeitando orientações da OMS – Organização Mundial de Saúde para prevenção do Covid-19, até o dia 28 de março acontecerá a FEIRA PRETA RGS 2021, em um formato totalmente online e gratuito. Tudo que for comercializado na feira contasse os alugueis de espaço para expositores será revertido na próxima edição do vento que a organização espera ser presencial.
Um dos principais papéis da Feira Preta dentro da comunidade negra, além de influenciar na construção coletiva de projeções para o futuro, é transmitir esperança. Esta ação reforça o compromisso do Coletivo Afro RGS de impulsionar empreendedores, gerar impacto social e promover a diversidade dentro e fora do Município de Rio Grande da Serra.
Neste momento acontecem várias exposições. Uma das atrações que já passou pela Feira foi o escritor Felipe Choco que falou sobre seu livro e a mediação foi feita pelo Claudio Teotônio. E na abertura do evento dia 21 de março que foi o Dia Internacional contra a Discriminação Racial tivemos uma fala sobre o tema da Alessandra Laurindo coordenadora de igualdade racial, de Araraquara-SP.
Dentre tantas atrações ja passou na Feira o cantor e percussionista Regis e Alessandro Ferraz. E acontecerá uma apresentação de dança afro com o professor Esdras Marques e a Poeta Maré Poetisa e discotecagem com ETHIOPIA SOUND 012.
São participantes
Diop Mama Nossa Cultura (roupas africanas), Expressão Afro (trancista), Preta Surreal (acessórios), Erica (trancista), Maga (brincos artesanais), Queen Braids (trancista), CASAL XX (artesanatos e bonecas), José Almeida (escritor), Lucco artesã (artesanatos), Arte Identidade (artigos e acessórios africanos), Studio Bezerras (cabelos afros), TAGARAGADA (acessório), AFRICAÇÃO (acessórios), Natália cachearia (cursos de tranças), Ateliê Elaine Souza e Cervejaria Artesanal Dutra Beear.
Artistas
Maré Poetisa (poeta), Hakam Real (rapper), Julia kbelipixaim (cantora), Paloma Soares (Poeta), Geru Madeira (contação de história), Amigos da São Bento (Grupo de samba), Sagat Jorge (poeta), Nany Dias (Poeta), GUA VMR (rapper), Rafael Carnavalli (poeta), Movimento de Mulheres Negra Sim, Vitoria Marques (Poeta), Fernanda Santana e Shirley massoterapeuta.
São muitas atividades programadas, entre elas o pré lançamento do livro “Nó na garganta”, de Ivan Reis. Ainda teremos a live ao vivo com Luiz Henrique Lourenço Santos das Dores, coordenador do “Núcleo de Relações Étnicos Raciais – CRP-SP (Subsede Grande ABC)”, além de um outro encontro virtual ao vivo com Kiusam Oliveira falando sobre seus livros infantis.
Link para assistir o evento: https://www.facebook.com/rgs.feirapreta2021
Créditos da imagem: João Henrique Santiago dos Reis