Lilian Rocha lança seu livro AGÒ, na Feira do Livro de Porto Alegre Será lançado no dia 12 de novembro, às 15h, na Praça de Autógrafos. O livro faz parte da Coleção Literatura Negra do Instituto Estadual do Livro (IEL), que desenvolve projetos e ações para valorizar a Literatura Negra no RS.
A capa do livro foi feita por Marcos Porto, com posfácio de Maria Marques , contracapa de Jeferson Tenório e Patrícia Langlois. Durante a feira o livro estará à venda na banca do IEL e também no dia 12 na banca de autógrafos da Câmara do Livro.
Feira do Livro de Porto Alegre:
Em 2022 a Feira volta a ser realizada de forma presencial após dois anos da pandemia de Covid-19. Com o tema “Uma boa festa tem história” esta edição tem muito a celebrar pois conta com os 250 anos da capital dos gaúchos. Sua programação se estende de 28 de outubro a 15 de novembro de 2022.
Racismo na capital gaúcha :
Nos últimos meses Porto Alegre tem sido notícia na impressa por casos de racismo e xenofobia. O que reforça a importância da visibilidade para trabalhos que valorizem o orgulho do povo negro e auxiliem na luta contra o preconceito. Os atos denunciam o racismo estrutural e conjunto de práticas discriminatórias, históricas, culturais que privilegiam pessoas brancas e desfavorecem as minorias. A pesquisadora Helena Bonetto comprovou como é difícil ser negro na capital gaúcha com a tese A invisibilidade negra na cidade de Porto Alegre, defendida há dois anos no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Quer saber mais sobre a autora:
Lilian Rocha tem o orgulho da negritude na autora vem do berço, os livros e a música também estiveram sempre presente na sua vida desde a mais tenra idade. Para ela, a sonoridade é poética nas notas do violão e na poesia. Ainda criança, sentava-se e datilografava seus textos com orgulho das palavras e sempre atenta a seus sons.
Sua formação acadêmica é na área de Farmácia e Bioquímica pela UFRGS, com especialização em Homeopatia na ABH. Além de poeta e musicista, é Conselheira da Associação Negra de Cultura (ANdC) e integrante da Sociedade Partenon Literário e da International Writers and Artist Association (IWA).
Ocupa atualmente a cadeira número 49 da Academia de Letras do Brasil-seccional Rio Grande do Sul, que tem como patronesse Carolina Maria de Jesus e, também, a Academia União Cultural, cadeira 59, Patronesse Maria Firmina dos Reis. Em paralelo, dirige as organizações sociais da ALB-RS. Integra ainda a Comissão sobre a Verdade da Escravidão do Rio Grande do Sul – OAB/RS.
Poema de Lilian Rocha :
NEGRA
Negra
Palavra
Bendita Que saiu
De tua boca
Como um insulto
E que transcende
Em minha dança
Em minha história
Em minhas crenças
Em minha luta
Em minha vitória
Que corporifica
Em meu sorriso
De perplexidade
Da tua pobre
Medíocre ignorância!
PUBLICAÇÕES
Obra Individual
A vida pulsa – Poesias e reflexões. Porto Alegre: Editora Alternativa, 2013.
Negra soul. Porto Alegre: Editora Alternativa, 2016 (poesia).
Menina de tranças. Porto Alegre: Editora Taverna, 2018 (poesia).
Antologias / Coautoria
Sopapo Poético – Pretessências. Porto Alegre: Editora Libretos, 2016
Leli da Silva – Memórias: Importância da história oral. Porto Alegre: Editora Alternativa, 2018.
Olhos de azeviche: contos e crônicas, Rio de Janeiro, Malê, 2020
Respostas de 2
Ela é simplesmente maravilhosa!!
Obrigado, Teani Godolphim. Continue nos acompanhando!