O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou na última quinta-feira dia 23 o recurso de apelação de Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho ex-goleiro do Santos e filho de Pelé, pelo crime de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas.
Edinho aguardava o julgamento do recurso em liberdade e nos últimos meses exerceu o cargo de treinador das equipes do Água Santa e do Tricordiano, terra natal do seu pai, sem sucesso. O TJ reduziu a pena de Edinho de 33 anos e 4 meses para 12 anos e 10 meses em regime fechado, recomendando a 1ª Vara Criminal de Praia Grande que expeça o mandado de prisão de Edinho.
O advogado de Edinho, Eugênio Malavasi, declarou que ele se apresentará espontaneamente ao 5º DP após a emissão do pedido da sua prisão. “Ele já me falou que assim que sair, ele vai se apresentar. Mas, vamos entrar com um pedido de habeas corpus para revogar a prisão dele”, falou o advogado.
Edinho foi preso em junho de 2005 com mais 17 pessoas, que também tiveram suas penas reformadas e serão igualmente presos. Seis meses após, foi solto com uma liminar de habeas corpus, do STF.