» Post

Casarão Cultural Viva Arouche recebe o escritor angolano Ismael Farinha

No último sábado, o Casarão Cultural Viva Arouche foi palco de um encontro marcante entre literatura, ancestralidade e resistência cultural. O evento reuniu o Sarau Caiás, do Coletivo Literário da Universidade Zumbi dos Palmares (UZP), e o escritor e poeta angolano Ismael Farinha, que lançou seu livro de poesias Prelúdio.

De acordo com o educador e escritor Jorge Luís Felizardo dos Santos, integrante do coletivo, “Caiás” significa “a felicidade bateu à sua porta” em yorubá — um nome que traduz o espírito do sarau, marcado por emoção, reflexão e ancestralidade.

A tarde começou com um bate-papo com Ismael Farinha, que compartilhou sua trajetória como ativista literário e cultural em Angola, além de reflexões sobre sua terra natal. A conversa foi mediada pela jornalista e assessora de imprensa do Casarão, Edna Pessanha, também membro do coletivo.

Além da troca literária, o público foi brindado com performances de escritores e escritoras do Coletivo Caiás, contação de histórias e apresentações musicais, em uma celebração afrocentrada que conectou Brasil e Angola por meio da palavra e da arte.

Localizado no centro histórico de São Paulo, o Casarão Multicultural Viva Arouche — uma construção centenária tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico — foi revitalizado para abrigar manifestações artísticas e culturais. “Avivado pela arte urbana, seu visual moderno dialoga com a arquitetura clássica da cidade, que resiste para continuar a existir”, afirma Edna Pessanha, assessora da casa.


Fotos: Integrantes Sarau do Coletivo Caiás, do Coletivo Literário da Universidade Zumbi dos Palmares.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade