É fato que a maioria das vítimas dos acidentes de trânsito no Brasil envolve motociclistas. De acordo com levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo os óbitos de motociclistas na capital paulista registraram aumento de 20% em 2024.
Foram 483 mortes em 2024 contra 403 em 2023. Do total de 1031 mortes em acidentes no ano passado, 37% são mortes que envolveram motociclistas. Já em todo o estado de São Paulo foram 6.099 mortes. A maioria das vítimas estava em motos: 2.626. O número é 16% maior do que o registrado em 2023.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, as vias que têm a Faixa Azul, que é um corredor exclusivo para os motociclistas, tiveram redução de 47 %. O número caiu de 36 para 19 mortes. Implantada a partir de 2022 em algumas das principais avenidas, a faixa azul é uma alternativa viária para diminuir as mortes em acidentes com motos.

Na cidade de São Paulo, as faixas para motocicletas foram implantadas em caráter experimental, mas até hoje não foram incluídas de forma definitiva nas normas que tratam da sinalização de trânsito do País.
Por isso, a deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) está propondo ao Ministério do Transporte, a regulamentação da sinalização de faixa de trânsito para motociclistas em todo País, conforme o modelo experimental Faixa Azul implantado na cidade de São Paulo. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) é o órgão máximo executivo de trânsito da União e quem compete a análise da proposta que deverá ainda ser aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)
Inicialmente, as faixas azuis no município de São Paulo tiveram projeto piloto autorizado pela Portaria Senatran nº 119, de 4 de fevereiro de 2022, na Avenida 23 de Maio, no trecho compreendido entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Jorge Saad, sentido Santana/Aeroporto, com extensão aproximada de 6 km. Depois, em agosto, nova portaria autorizou a inclusão de novos trechos viários. E no ano passado foram autorizados mais 39 trechos em várias avenidas da cidade.
“Diante da importância da sinalização testada que está reduzindo de forma efetiva o número de mortos em no trânsito da cidade de São Paulo, nossa solicitação é para que as análises finais e a eventual adoção da nova sinalização em todo o País ocorram de forma absolutamente prioritária pela Senatran e o Contran”, defende a deputada federal Juliana Cardoso.
