No dia 25 de setembro de 2024, foi sancionada a Lei Nº 14.986, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN). Esta nova lei torna obrigatória a inclusão de abordagens fundamentadas nas experiências e perspectivas femininas nos currículos do ensino fundamental e médio, em instituições de ensino públicas e privadas. Além disso, institui a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História nas escolas de educação básica em todo o Brasil, a ser celebrada anualmente na segunda semana de março.
O box : Heroínas da liberdade contém 4 livros e faz parte da coleção meu primeiro Black Power da editora Mostarda. Escrita por Cássia Valle e Luciana Palmeira, a coleção é ilustrada por Leonardo Malavazzi. São 4 livros que contam a história de quatro heroínas brasileiras são elas: Felipa, Firmina, Mahin e Zeferina.
Cada livro conta de uma maneira sintetizada a mini biografia de cada heroína trazendo muita informação e evidência para essas mulheres que não tiveram a sua história devidamente divulgada , sofrendo o silenciamento de seus feitos como tantas outras personalidades negras da história do Brasil.
O combo mostra histórias lindamente escritas e um visual colorido para que os pequenos leitores se inspirem e conheçam algumas heroínas.
Cássia Valle é atriz ,produtora e escritora. Luciana Palmeira e escritora educadora e museóloga.
Conheça esse e outros livros no perfil da editora Mostarda e das autoras Cassia Vale e Luciana Palmeira no Instagram: @editoramostarda @cassiavallereal @lupalmeirareal
Revisão e edição: Tatiana Oliveira Botosso