RAIO X 1.1
Eleições…
As presidenciais DECLARAM,’Pablo Marçal venceu todas as eleições municipais do Brasil’.
É o único candidato a prefeito preferido por 18% dos Brasileiros para ser presidente do Brasil em 2026, mesmo tendo perdido e feito uma campanha questionável, e dono de uma longa ficha criminal.
O Campo Bolsonarista se dividiu em 02 pelo processo de meiose:
A meiose é um processo de divisão celular que ocorre na formação dos gametas, reduzindo o número de cromossomos de uma espécie pela metade:
“Meiose | |
Descrição | Processo de divisão celular que resulta na formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe |
Etapas | Meiose I e Meiose II, cada uma subdividida em quatro fases |
Importância | Garante a manutenção do número de cromossomos nas espécies e aumenta a variabilidade genética” |
Nasceram então a célula Bolso – Pablo Marçal com 18% de intenção de votos para presidente que quando somado aos 18% de Tarcísio – Bolsonaro resulta em 36% de votos aproximados que Bolsonaro recebeu para Presidente.
Nesse contexto, mesmo que Pablo Marçal fique inelegível poderá indicar alguém para receber esses 18%.
RAIO X 1.2
Em relação ao município temos mais um Raio X, o eleitor m²: Moralista Masoquista. No Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, os eleitores mantém em primeiro lugar o prefeito que menos investiu em habitação, nas barragens com um plano de recuperação pífio para os inundados e desabrigados porque a sua opositora é a Maria do Rosário, uma mulher que enfrenta os problemas e tem uma ação combativa no parlamento e é Petista.
Em SP, um prefeito invisível, quase ficou fora do 2º Turno, deixou o CAPS e o CRAS a revelia, a cultura abandonada, e já são mais de 400 dias sequestrando a Lei Aldir Blanc. Com desvios de contratos das creches, com contratos sem licitações. Fechamento de Cooperativas de catadores, colocando Passe Livre nos ônibus aos domingos reduzindo a frota ao mínimo, quem pode, quando pode prefere pedir Uber ao esperar o ônibus. Que não fez podas das árvores, que não criou um plano de contenção para o apagão de luz e água no município… Esse também se mantem em primeiro lugar porque o seu opositor é Boulos do PSOL com vice do PT. Boulos alcançou 58% de rejeição, um dos motivos foi a Fake News de ser usuário de cocaína. Aécio Neves, Fernando Collor, usuários contumazes dessa droga nunca perderam votos por isso, e apoiam o campo que o acusa disso.
RAIO X – 1.3
Em Porto Alegre alagada, das 35 cadeiras de vereadores, 13 foram da esquerda sendo:
5 PT e 5 PSOL.
2 do PCdoB
1 do PDT
O PDT em PA ficou em 3º lugar para a disputa municipal com 19,69% com Juliana Brizola; o PDT apoiará Maria do Rosário no 2º Turno que conquistou 26,28%, e juntas somam 45,97% das intenções de votos mas ainda faltam 3,75% para alcançar o 1º colocado em sua votação de 1o turno.
A Câmara Legislativa, portanto, será 35% oposição sendo à esquerda as maiores bancadas.
Em São Paulo sem luz e sem água, das 55 cadeiras de vereadores, 14 são da esquerda sendo:
8 PT
6 PSOL
E se contar o PSB de Tabata Amaral que declarou apoio a Boulos, incluímos mais 2 do PSB.
Alcançando 16 vereadores de oposição o que representa aproximadamente 29% da câmara.
O voto já definido no legislativodemonstra uma esquerda viva, com projeto, com povo e força para ser os mais votados tornando-se protagonista do diálogo público. Porém aponta também uma dificuldade de chegar aos 51% no legislativo e no executivo. Um teto baixo para fazer as maiorias.
Tudo indica que a esquerda precisará voltar a fazer oposição quatro anos onde perder o executivo e for maioria no parlamento.
RAIO X 1.4
Mulheres Negras, Trans e Gays tiveram uma participação recorde no pleito. Infelizmente isso ainda é uma minoria nacional, mas pela primeira vez uma vereadora negra foi reeleita em São Paulo, Luana Alves do PSOL, e uma Deputada Federal trans Erika Hilton fez uma forte transferência de votos para outra mulher trans na Câmara Municipal Amanda Paschoal. O que me faz pensar que Erika Hilton seria uma vice de Boulos mais geradora de engajamento que Marta Suplicy.
O Brasil vem radicalizando suas convicções e se distanciando cada vez mais da construção de um mínimo senso comum. Enquanto Amanda Paschoal vence com 108.654 votos, também o extremista de direita investigado acusado de homofobia, com discurso racista é apoiado por um negro Gay e recebe 161.386 votos, Lucas Pavanato é inclusive contra as cotas. Sozinho teve quase a soma dos votos de Luana Alves e Amanda Paschoal. Porém no Ranking dos mais votados temos Luna Zarattini do PT com 100.921 votos foi a 2a mulher mais votada. Superando os votos no extremista.
RAIO X 1.5
Essa segregação de visão de mundo tende a crescer e tensionar cada vez mais os debates, erodindo a democracia por inviabilizar consensos.
Em alta os votos de costume, morais estão mais fidelizados do que a eficiência política. Os pré-conceitos estão mais em primeiro plano do que o Plano Diretor, Habitação, Saneamento Básico e Educação. Nessa contradição o Gilberto Kassab, um homem Gay, é articulador de campanhas de várias candidaturas da extrema direita com pautas homofóbicas.
A Política se descaracterizou da disputa de projetos e programas de gestão pública. E passou a ser a eleição de zeladores de valores morais conservadores. Os votos esperam de um prefeito o que deveriam esperar de um pastor.
A competência de verificar a verdade está decaindo em vez de aumentar.
A capacidade de avaliar as gestões foi substituída pela avaliação das personas, e como a verdade perdeu referência de verificação, avaliam mais as personas pelas mentiras que colam nelas, do que pelo que cada um pensa para cidade e pelos projetos que propõem.
Candidatos histriônicos ganham visibilidade e candidatos programáticos perdem visibilidade. Tabata do Amaral, programática, com 600 mil votos só fez dois vereadores. O PSB que tinha dois ficou com 02. Tabata cresce e o PSB em SP estagna. E se a transferência de votos de Tabata é fraca, ela deixa de ser a primeira opção nas próximas candidaturas para partidos médios e grandes. O legislativo é medida de tamanho do partido para tempo de TV, Fundo Eleitoral, presidir comissões e aprovar projetos.
O PT elegeu 3.118 vereadores no Brasil, 500 a mais do que na eleição passada. O PT quase recupera sua posição de 3.200 vereadores em 2008, recuperando sua posição na geopolítica nacional, mas sem grandes prefeituras.
Contudo nada se compara ao Kassab que funda o PSD em 2011 com 4.666 vereadores e alcançou em 2024 6.622 vereadores, em coligação com todas as chapas de todos os espectros políticos da esquerda a extrema direita, sendo parte do famoso centrão; “se tem cargo para ele tá bom”. Segue tabela do poder 360 no final da matéria.
Embora o PSOL tenha perdido mandatos de 93 para 80, fez a bancada mais diversa do brasil com: “80 vereadores eleitos pelo partido para as Câmaras Municipais, são 38 mulheres, 36 negros e negras, duas indígenas e mais de uma dezena de LGBTQIA+, incluindo 5 pessoas trans.”. Fonte: Site PSOL.
Juntamente com PSOL a esquerda está com quase 3200 vereadores, mais PCdoB, mais PDT, o campo progressista alcança 6.057; a esquerda toda não alcança um único partido do centrão do Kassab. Mas se mantem firme no debate político em todas as cidades e poderá se organizar e se preparar para após o 2º turno ter mais e melhores candidatos para as municipais. Embora a esquerda possa geralmente contar com PV, Rede, PSB esses partidos se colocam mais como centro democrático do que de esquerda.
Consolidando uma legislatura majoritariamente conservadora em contraste com a mais diversa da história nos preparamos para um 2025 turbulento na busca do consenso.
RAIO X 1.6
E o PSDB?
– Quem?
– PSDB!?
– O Datena fechou o caixão em SP. Doria fez a cova, e Datena selou o fim.
Perdeu 1397 cadeiras de vereador nacional, depois de ter perdido 1000 em 2020, e assim vai se diluindo até o fim, se agarrando ao 2º e 3º escalão da extrema direita ou do MDB de onde saíram seus principais quadros para fundação do PSDB.
O PSDB fez 0 vereadores em São Paulo onde Governou 30 anos o Estado e diversas vezes o Município. Foi engolido pelo bolsonarismo que está sendo engolido pelo Pablo Marçal…
Será que o Pablo Marçal após voltar a ser elegível será acolhido pelo PSDB para engolir o Bolsonarismo que o engoliu? E ao se manter elegível Pablo Marçal vai escolher o União ou o PSDB para seu projeto “trilhardário” de ser coach e vender cursos usando o Planalto Central para 200 milhões de brasileiros? Quem engolirá quem em 2036?
Quem será que irá sobreviver nesse canibalismo das serprentes?
Será que o Luciano Huck se filia ao PSOL ou ao PT, com vice Tabata Amaral para barrar o avanço de Pablo Marçal?
Veremos em 2026? 2030? ou 2034? Só o A Justiça Eleitoral nos responderá.
Enquanto isso o campo democrático, os progressistas precisam colocar as visões de mundo nas ruas conquistar as pautas sociais de avanço dos Direitos, da Igualdade e da Prosperidade Equilibrada e ampliar sua participação no legislativo e no executivo. Devolvendo ao Brasil o sorriso, o samba e nossa auto-estima.
Tabela comparativa da vereança nacional: