ARTISTA NEGRA TEM SEU MATERIAL DE TRABALHO APREENDIDO!
Em mais uma ação, da subprefeitura da Sé e do governo do prefeito Ricardo Nunes (MDB), uma artista de rua teve seus equipamentos de trabalho apreendidos. A artista é Nalla Américo, que atua há mais de 15 anos e mora em São Paulo há 8 anos. Ela é natural do Paraná e foi criada no estado do Pará.
Nalla toca nas ruas da capital paulistana, além de fazer shows e ainda tem tempo para ser modelo. Assista o vídeo da apreensão do material da artista Nalla, no nosso Instagram aqui!
Nalla concedeu entrevista ao Jornal Empoderado e contou um pouco mais sobre o ocorrido.
Jornal Empoderado: Essa foi a primeira vez que você foi impedida de apresentar o seu trabalho na rua na cidade de São Paulo?
Nalla Américo: Já houveram algumas perseguições sim, mas nunca tinha acontecido com a prefeitura e nunca haviam apreendido meu material
JE: Por que acha que fizeram isso com você?
N. A.: Não sei, não entendi o que houve, to tentando achar respostas até hoje!
JE: O que você pretende fazer diante do ocorrido?
N. A.: Estou sendo apoiada por muita gente pra que meus direitos enquanto artista sejam respeitados, tudo que eu quero agora é meu material devolvido
Sobre o manifesto!
Nalla nos contou que: “vários artistas de rua se reuniram no mesmo lugar que meu material foi apreendido desde o fatídico dia e estão fazendo shows em protesto contra a prefeitura, por enquanto nenhum fiscal os abordaram. tive apoio da vereadora Luna que criou um abaixo assinado para a devolução do meu material. Fora isso muita gente tem compartilhado o vídeo na intençao de que isso se reverbere cada dia mais pra que a prefeitura repare o erro cometido”.
JE: Qual seu projeto de futuro?
N. A.: meu projeto de futuro é levar a arte de rua pra varios estados do Brasil e incentivar artistas independentes a levar sua arte pra rua.
JE: Qual a subprefeitura que tomou seus pertences? Eles deixaram algum documento para sabermos que são eles?
N. A.: a Subprefeitura da Sé levou meu material e não deixou nenhuma documentação comigo e muito menos pegaram alguma documentação minha, eles me deram uma senha dos meus pertences e disseram pra eu tentar fazer a busca na subprefeitura. Já fui a e eles disseram que eu preciso abrir um protocolo que será levado pra analise pra tentativa de recuperação do meu equipamento.
E o que disse a Subprefeitura da Sé?
Confira as fotos da artista Nalla Américo:
Versão da Subprefeitura de São Paulo
Olá, Editor Chefe do Jornal Empoderado.
Boa Tarde.
A Subprefeitura Sé agradece seu contato, pois dessa maneira podemos esclarecer o fato ocorrido com a Artista Nalla.
A cantora Nalla no dia ocorrência estava com o seu equipamento de som no volume muito alto, o que descumpre o decreto 55.140/2014 (veja o link: https://capital.sp.gov.br/web/se/w/noticias/122003)
Na data, a artista foi abordada pela fiscalização e se recusou a desmontar o equipamento, e, dessa forma, ocorreu a apreensão do material. A ação foi legal, pois seguimos a posição do decreto.
O caso já foi resolvido e a artista Nalla foi recebida na Subprefeitura Sé e o material foi devolvido sem nenhuma avaria.
A Prefeitura de São Paulo apoia as expressões culturais e organiza o espaço público para que não ocorra nenhuma interferência no trânsito de veículos, na circulação de pedestres e para que as intervenções ocorram em harmonia com os desejos da população.
A Subprefeitura Sé está estudando uma maneira de aprimorar as normas que regulam as apresentações dos artistas de rua, para atender as demandas, obedecendo a legislação vigente e promovendo cada vez mais as manifestações culturais nos espaços urbanos de forma ordenada e segura para o conforto de todos.
Atenciosamente,
Edição e revisão: Tatiana Oliveira Botosso