Pesquisar
Close this search box.

» Post

Jornal Empoderado participa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

A 25º Plenária Nacional do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação foi realizada no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, reunindo jornalistas e entidades de mídias do Brasil, entre os dias 28 e 30 de junho .
O evento, recebeu 12 comitês regionais, 36 delegados e 40 observadores. Entre as entidades presentes estiveram: Brasil de Fato, Portal Desacato, CUT, Intervozes, União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (SEESP), União da Juventude Socialista (UJS), União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Sindicato dos Jornalistas, Jornal Empoderado entre outras.

Plataforma Eleições 2024: a comunicação que queremos para os municípios

No último dia do evento (30), foi aprovada a plataforma Eleições 2024: a comunicação que queremos para os municípios, um instrumento de mobilização do movimento pela democratização da comunicação durante as eleições municipais. O documento contém as reivindicações e sugestões do movimento pela democratização da comunicação ao poder público, e será entregue pelos comitês do FNDC aos candidatos e candidatas dos municípios brasileiros durante a campanha eleitoral de 2024. Leia mais sobre o documento aqui.

A plenária aprovou moções de repúdio aos governos do estado de São Paulo e de Minas Gerais pelos ataques à comunicação pública. Também foi aprovada moção pela imediata apresentação do Relatório Final do Grupo de Trabalho de Participação Social (GT) na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a instalação do Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública.

Em uma quarta moção, a plenária reafirmou o descontentamento dos movimentos sociais com a permanência do ministro Juscelino Filho na pasta das Comunicações, resgatando o posicionamento aprovado durante a 24ª Plenária Nacional, realizada em 2023.

Segurança para quem faz jornalismo de quebrada!

O Jornal Empoderado, representado por mim, Anderson Moraes, esteve nas plenárias regional e nacional, sendo nessa última como delegado. Apresentamos, para o documento final, o adendo sobre segurança de jornalistas e mídia ativistas que atuam nos territórios, sejam eles pretos (as), periféricos, indígenas e/ou quilombolas: “Defender a liberdade de imprensa e de expressão contra qualquer tipo de ataque, de ação direta ou indireta, de caráter governamental, corporativa ou judicial; propor mecanismos e medidas voltadas a segurança das mídias periféricas, indígenas e quilombolas.”

Entre as frentes que eu atuo, também sou diretor do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, apresentador do programa Domingo na Fórum na TV Fórum, colaborador da Frentex/SP (FNDC) e da Frente Parlamentar Popular pela Democratização da Comunicação (FrenteCom). E entendo que mesmo com a mudança do governo ainda ainda é muito difícil pautar a democratização da mídia no Brasil. Um ponto importante é que as verbas de publicidade e da Secom – Secretaria de Comunicação Social não sejam medidas apenas por critérios de audiência e se pense os impactos que mídias pretas, indígenas, quilombolas e de quebrada tem de incidência nos territórios. Isso tem muito valor e precisa ser levado em questão!

Nota: Um agradecimento especial a toda Frentex/SP (Dascanio, Rita Casario, Carol, Lari, Ana Mielke).

Homenagem à Luiz Gama

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP) prestou homenagem ao Luiz Gama em 2018 e fixou uma placa na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Na ocasião o JE esteve presente, leia a matéria completa aqui.

Convite

Neste final de semana começa o 8º Encontro Nacional de Comunicadores e Ativistas Digitais

É uma grande oportunidade para discutirmos a comunicação brasileira, participe!

PROGRAMAÇÃO

05 de julho (sexta-feira)

18h – Abertura

  • Cido Cidoli
  • Larissa Gould

18h10 – Debate: Comunicação e Conjuntura

  • Admirson Ferro (Greg) – Coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)
  • Renata Mielli – Coordenadora do Comitê Gestor da Internet (CGI.br)
  • Ricardo Zamora – Secretário executivo da SECOM-PR

20h – Debate: Os desafios da inteligência artificial

  • Ana Mielke – Coletivo Intervozes
  • Ergon Cugler – Barão de Itararé
  • Julie Ricard – consultora da Secom- PR

22h – Atividade Cultural

06 de julho – sábado

9h – Como fortalecer a comunicação pública e financiar a mídia alternativa

  • Fernando Mauro – Presidente da Abccom
  • Geremias dos Santos – Presidente da Abraço
  • Jean Lima – Presidente da EBC
  • Samira Castro – Presidenta da Fenaj

11h – Comunicação e Juventude

  • Anderson Moraes – Jornal Empoderado
  • Emília Mazzei – Projeto Jovens Comunicadores do Gov. da Bahia
  • Marina Caixeta – Portal Desacato

12h30 – Almoço

14h – Exibição do documentário O Caso Pizzolato: Por uma Questão de Justiça, Silvio Tendler

14h30 – Lançamentos dos Livros:

  • José Genoino: Uma Vida Entrevista , Salvio Kotter e Nicodemos Sena
  • Lawfare Nunca Mais: a Voz das Vítimas (Volume 2), Salvio Kotter e Henrique Pizzolato
  • Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista, Breno Altman
  • Por trás das chamas – Mortos e desaparecidos políticos – 60 anos do golpe de 1964, Carlos Tiburcio e Nilmario Miranda.

15h – Reuniões em grupo

16h – Plenária Final

  • Apresentação dos relatórios dos grupos de discussão
  • Discussão e aprovação da Carta do Encontro

17h – Encerramento

Edição e revisão: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade