Na noite de sexta-feira na Câmara Municipal de são Paulo, a partir das 19h foi realizado o II PRÊMIO EMPREGUEAFRO DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL 2016.
A EMPREGUEAFRO é uma consultoria de Recursos Humanos focada na Diversidade Étnico-Racial, empresa idealizada e administrada por Patrícia Santos de Jesus e Luis de Jesus. Uma empresa que tem como atuação a valorização da diversidade, inclusão, retenção e ascensão do profissional negro e afrodescendente. Trabalhando para o aprimoramento da empregabilidade deste grupo.
Tiveram como mestre de cerimônias: O jornalista Wagner Prado, diplomado e pós graduado em marketing esportivo e a atriz Ângela Peres, doutoranda em Antropologia pela UFRJ.
Uma noite onde foram premiados personalidades, empresas, artistas e formadores de opinião que contribuem para valorização da Diversidade étnico-racial.
Foi realizado após o hino nacional, um minuto de silêncio em respeito ao trágico acidente que vitimou o time da Chapecoense, jornalistas e tripulação.
Luis abriu o evento reforçando que o premio dá importância a pessoas e instituições que dão voz aos que fazem mesmo no anonimato por quem precisa.
Nos emocionados discursos pudemos ouvir palavras de ordem como: Oportunidade, ocupar espaço, valorização, inclusão e reconhecimento dos negros no mercado de trabalho.
Muitas pessoas e entidades foram premiadas, e o destaque fica em dar menção honrosa a quem não levou troféu (subiram também ao palco juntos com os vencedores da noite), isto mostrou que ótimos trabalhos devem sim ser lembrados e que todo bom trabalho merece e deve ser reconhecido e valorizado. Um ato digno e bonito, parabéns.
O vereador Nabil Bonduki (PT), foi um homenageado especial, por seu ativismo no projeto do Programa VAI, de valorização a cultura periférica na cidade de São Paulo, e no exercício de administração da secretaria municipal de Cultura da cidade.
Muito premiada pela forma que conduz a inclusão étnico racial em suas lojas, Luiza, do Magazine Luiza reforçou o compromisso das suas lojas com a luta para mais negros e mulheres em suas rede e relembrou o projeto Mulheres do Brasil.
Dentre tantos premiados destacaremos alguns agraciados:
- Selo Sim à Igualdade Racial, na voz de Luana Genot, lembrou que a luta tem que ser na prática.
- Espelho, espelho meu, um coletivo de luta e que merece ser acompanhado de perto.
- Mulheres Quilombolas de Abelha e Brejo de Dentro (município de Carnaíba – Pernambuco), Maria Edna de Andrade, Trabalha de forma resistente e linda com economia solidária.
- Os jovens que estão projetando um futuro melhor:
Mc Soffia, sempre divina, falou para os pais acreditarem e ouvirem seus filhos.
PH Côrtes, lembrou de forma sensacional e com muita objetividade que estranhamente seu canal que fala de Heróis-Negros, tem mais visualização quando se fala de heroínas negras e reforçou que devemos lutar para mudar isto. - AfroGooglers, mostrando mais uma vez que a Google sempre pensa a frente. Ótimo discurso ativista da Cristiane Silva Pinto, lembrando que o sistema é opressor e racista, porém se uma empresa pode fazer mudanças, imagine o que não podemos fazer fora de uma empresa.
- Instituto Avon, destaque do terceiro setor, trouxe para a premiação a fala mais que oportuna da Mafoane que elencou que ninguém faz nada sozinho, que grandes poderes trazem grandes responsabilidades e para que exista verdade dentro e fora (instituições e sociedade) devemos falar a mesma língua.
O evento teve um premio muito aguardado que foi o Profissional Negro do Ano, que ficou com Anderson Jhon. Diretor do Centro Cultural Jabaquara, muito aplaudido ele representou a luta diária que travamos quando estamos sozinhos em nossos escritórios. Como é lidar com a desconfiança e racismo do outro e mesmo assim passar por cima e fazer a diferença.
Evento fechou com coquetel e muito bom humor do lado de fora do Salão Nobre. Que venha o próximo!