Por Daniela Ribeiro – Mandato da Deputada Mônica Seixas
Embora , a área pertença a prefeitura de Osasco, as justificativas da ação de despejo estão ligadas a obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que está sob o comando do Governo do Estado, mas estas obras, que incluem canalização do rio Ribeirão Vermelho e a construção de casas população, foram iniciadas em 2008, nunca avançaram de forma concreta.
Está acontecendo hoje (02.02) uma reintegração de posse na comunidade do Ribeirão Vermelho, em Osasco, na Grande São Paulo. Aproximadamente 100 famílias estão sendo despejadas de suas moradias sem ter um destino certo. A reintegração de posse foi expedida no dia 27 de janeiro, deixando a população que mora na comunidade sem destino de moradia.
A deputada estadual Monica Seixas e sua equipe acompanham a situação pessoalmente desde a parte da manhã. A prefeitura de Osasco alega que se trata de uma área de risco, mas não há laudo pericial que comprove o fato. “Estamos aqui prestando toda assistência jurídica para esta comunidade. A prefeitura tem que trazer uma solução hoje para alojar estas pessoas. Tirar pessoas de suas casas, alegando que farão moradia popular, não tem cabimento. Estas pessoas precisam de um teto hoje”, afirma Monica Seixas.
Foto de capa: divulgação.