Pesquisar
Close this search box.

» Post

CONHEÇAM VANESSA RIZZA, A HOMENAGEADA DO PRÊMIO RUTH CARDOSO

O Jornal Empoderado esteve no evento em homenagem a “Mulher Negra Latino Americana e Caribenha”, no Museu Afro, na região central de São Paulo e acompanhou uma das homenageadas da noite: Vanessa Rizza que recebeu o premio “Ruth de Souza“. O evento foi realizado pelo Governo do Estado e Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

Em um momento que Brasil passa uma das suas piores crises institucionais, além da pandemia, é importantíssimo a valorização de mulehres negras que contribuem diariamente para esse país. 

Sendo assim, premiar Vanessa, é uma das formas de homenagear essas mulehres negras maravilhosas de todo Brasil.

Mulher negra que ama o que vê através do espelho. Filha de João Batista de Souza Filho e Claudete Ribeiro de Souza, a quem devo minha força, coragem, eles ensinaram o valor da ancestralidade a mim e aos meus irmãos e quando cair levantar quantas vezes forem necessárias, mas nunca desistir do que acreditamos, pois o cair é do homem, mas o levantar é de Deus e nos fortalece.

Orgulhosa por ter nascido na família Ribeiro e Souza, de onde surgiu o RIZZA de Vanessa Rizza, foi uma forma de ter a família toda comigo.

Nascida em São Paulo, mas cresci em Casa Branca, cidade do interior de são Paulo que me presenteou com amigos queridos que conheço a mais de 35 anos e que aquecem meu coração, um dos lugares que amo estar quando preciso me desligar de tudo.

Aprendi desde cedo que não seria fácil, mas que vale muito a pena lutar promoção da equidade racial e pautas voltadas para as minorias.

Sou muito família, amo ser mãe da Maria Isabel, sou Pedagoga, Educadora Física, Pós graduada em Saúde da mulher pela Faculdade de Saúde Pública – USP e pós graduada em Gestão Pública na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP

Mulher de sorriso largo e rasgado que ama cuidar de gente que quebra paradigmas, fura bolhas pela inclusão, diversidade e igualdade de direitos, que tem seus medos, mas não se deixa paralisar, também não se importo em voltar dez passos para ganhar força para chegar mais longe sem pisar ou prejudicar ninguém. Trago comigo um provérbio africano que diz “ Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado “ e juntos sempre seremos mais potentes.

Mês do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza” nos remete a luta e a resistência das mulheres negras, mas é importante ressaltar que nossa luta deve ser diária por representatividades e mais mulheres negras em espaços de poder na sociedade, sendo respeitadas e não invisibilizadas.

Fui indicada pelo João César Ferreira, conselheiro da CPDCN para receber o prêmio Ruth de Souza que aconteceu no Museu Afro Brasil realizada pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra significou uma conquista coletiva, onde nós todas ganhamos, pois a luta é nossa e precisamos destacar muitas mulheres negras, guerreiras, potentes e empoderadas que se movimentam em prol da igualdade de direitos.” – Vanessa Rizza.

Fotos: Ina Henrique (Jornal Empoderado) e de um fotógrafo convidado pela Vanessa, o João Carlos dos Santos, conhecido como JCSantos.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade