» Post

Paulo Sérgio Ferreira, o herói negro silenciado

No dia 13 de Abril de 2011, o metalúrgico paulista Paulo Sérgio Ferreira, em protesto solitário e eloquente, escalou o mastro da bandeira nacional na Praça dos Três Poderes em Brasília e ateou fogo no principal símbolo nacional queimando parte dele. 
 

Em depoimento à PF ele se justificou dizendo que foi um “ato para chamar a atenção para as questões raciais no Brasil” e aos jornalistas ele disse que se sentia “perseguido” por ser negro e acusou o Brasil de ser uma “pátria assassina de negros“.

Segundo reportagens à época, agentes da PF teriam chegado à conclusão que ele “sofreria das faculdades mentais”, versão comprada tanto pelos mídias da branquitude dominante como pelas lideranças das entidades e articulações do movimento negro, que se silenciaram em torno do caso, segundo a Afropress. 

 
Preso, ele foi solto no dia seguinte para responder o processo em liberdade graças à pronta pronta ação do ouvidor da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Carlos Alberto de Souza Silva e Júnior.  Não há informações nos mídias sobre quando ele foi julgado pelo heróico ato e, se condenado, qual a pena a ele aplicada, o que revela que o fato não mereceu posterior atenção midiática. 
 
Volvidos onze anos, vale a pena resgatar o protesto solitário, destemido, expressivo e incisivo de Paulo Sérgio Ferreira quando o Brasil se mostrou chocado e envergonhado com a filmada selvática morte do jovem africano Moïse Kabagambe, mais uma na normalizada barbárie contra corpos negros.
 
O Brasil é sim ”pátria assassina de negros” e o Mapa da Violência está aí para respaldar a acusação. Paulo Sérgio Ferreira é um herói silenciado, talvez o primeiro grande herói negro brasileiro do início deste século. A história o resgatará.

Fotos: Antônio Cruz/Agência Brasil

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade