O Rei Adekunlé Aderonmu, conhecido carinhosamente como Bàbá Jimi. Atual Rei da Fraternidade Ògbóni e Embaixador da paz nas Américas. Lançara o seu terceiro livro pela Editora Ananse, intitulado “A sociedade Ógbóni, e a sua conexão com a tradição de Ifá” com o objetivo de documentar a importância de Ifá, não apenas como uma religião, mas como uma filosofia de vida, ligada ao orixá da sabedoria e do destino, Orunmilá, que estrutura parte da cultura, e da sociedade Iorubá, dos adeptos ao culto, e simpatizantes na África e no mundo.
O Rei nigeriano, radicado no Brasil há duas décadas, fundou em 1991 o Centro Cultural Africano, uma organização cultural sem fins lucrativos com a missão de fortalecer o intercâmbio entre o Brasil e a África, mantendo vivas as tradições culturais africanas e de suas diásporas.
Como parte desta reconexão, este livro marca a inauguração do Ilèdí – Casa da Fraternidade Ógbóni no Brasil. Sendo a primeira obra documentada a respeito de uma das mais antigas fraternidades Iorubás presentes desde o antigo Egito. Que desempenha o papel fundamental na preservação das normas sociais e éticas prescritas por Ò̩rúnmìlà, o primeiro sumo sacerdote de Ifá que revelou as mensagens divinas e as preocupações do Ser Supremo – Olódùmarè.
O lançamento presencial do livro com direito a autógrafos do Rei, acontecerá no dia 14 de Dezembro às 18h30 na Livraria Cultura – Av. Paulista 2073 em São Paulo.
O livro estará disponível em pré-venda no site da Editora Ananse a partir do dia 10/12/2021 em www.editorananse.com.br
O texto é de responsabilidade do (s) autor (s) e não reflete, necessariamwente, a opnião do Jornal Empoderado.
Foto de capa: Editora Ananse