Coletivo formado em 2005 na cidade de São José dos Campos SP, se destaca pelos serviços prestados na luta antirracista.
O grupo atua em diversas frentes, tais como:
- Desfile Miss Dandara que busca auto estima da mulher negra. Detalhe o figurino é confeccionado pelas próprias participantes, reforçando a ideia de economia criativa auto sustentável.
- Prêmio Maria Figureira. Potencializar homenageando, coletivos e pessoas que se destacam na luta contra o racismo e preconceito.
- O evento acontece no Dia 25 de julho e leva o nome matriarcal Maria Figureira em homenagem a Dona Maria Vieira que foi folclorista, festeira, jongueira e Figureira. Nasceu em novembro 1904 faleceu em 21 de novembro de 2006.
- Apoio psicológico e jurídico a pessoas vítimas de qualquer crime envolvendo racismo, gênero e violência de direitos humanos.
O coletivo da Afronorte desde de 2018 celebra parceria com a UNEAFROBRASIL, realizando cursinho populares no Vale do Paraíba.
Durante a pandemia o coletivo vem desenvolvendo distribuição de Cestas Básicas em vários territórios na região do Vale do Paraíba.
Também podemos destacar a fabricação de uma ducha solidária, que tem como objetivo dar banho aos moradores em situação de rua.
O ponto fundamental neste coletivo é que todas as decisões são tomadas por assembleias, tendo 50% de apoio às ações são colocadas em práticas. O coletivo atua na linha da descolonização e de total apoio popular.
Respostas de 3
A nossa população mais carentes precisamos de oportunidades e respeito de nosso governantes E Parabéns a todos os protetores e jornalistas que lutaram por todos nós e vão há os problemas e as lutas do dia a dia
Obrigado, Mãe Luiza. Continue nos acompanhando!
Obrigado, Mãe Luiza. E continue nos acompanhando!