A pouco mais de um mês para a Black Friday – um dos maiores eventos do varejo – muitos consumidores estão ansiosos pelas promoções. A cada ano que passa, mais lojas aderem ao evento e neste ano não será diferente. Até porque, essa pode ser uma oportunidade para os comércios que perderam clientes por conta da pandemia.
De acordo com pesquisa da Méliuz, 70% dos brasileiros irá aproveitar a Black Friday, sendo que 62% já fizeram compras anteriores. Apesar de as expectativas serem altas, é importante que os consumidores tenham cuidado na hora das compras. Nem tudo o que é anunciado vale a pena. Veja só!
1 – Pesquise os preços antes
Para convencer os clientes de que os preços estão baratos, muitas lojas divulgam que os produtos estavam custando um valor, mas que sofreu um desconto. Por exemplo: de R$ 290 por R$ 190. Porém, nem sempre isso se aplica.
Para evitar cair em armadilhas e pagar um valor “normal” pelas mercadorias, é importante buscar o que deseja antes. Quem quer comprar um celular pode fazer uma pesquisa agora e no dia da Black Friday ver em quais lojas o aparelho está mais barato.
2 – Evite sites desconhecidos
O ideal é comprar em sites confiáveis, de empresas reconhecidas. Caso o consumidor tenha dúvidas sobre uma loja, é preferível buscar informações no Reclame Aqui¹ e nas redes sociais.
Durante a Black Friday, muitos golpistas intensificam a atuação, pois sabem que as pessoas estão movidas pelas promoções. Consequentemente, é comum que os consumidores queiram aproveitar as oportunidades, e acabam sem prestar atenção a alguns detalhes.
3 – Veja o que rolou ano passado
Para quem está em dúvida em qual loja comprar, vale a pena observar as principais promoções das edições anteriores. Além dos comércios de eletrônicos, decoração e roupas, que são populares no evento, supermercados também têm aderido à Black Friday.
No ano passado, por exemplo, grandes redes varejistas como Atacadão, Dia e Assaí participaram com descontos em produtos específicos, o que pode ser visto aqui. O cuidado nesse caso deve ser com o local da promoção. Lojas que vendem de forma presencial e on-line podem ter preços diferentes, por isso, o consumidor precisa ficar atento para saber onde a promoção está acontecendo.
Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/acoes-acordo-alerta-2292953/
4 – Cuidado na hora do pagamento
Outro cuidado especial deve ser com o pagamento em boleto. Uma das fraudes mais comuns é feita direcionando o comprador para uma página falsa. Essa situação pode ser evitada prestando atenção aos dados do código de barra e ao beneficiário do pagamento. Em caso de dúvidas, é importante entrar em contato com a loja.
Para fazer a compra em cartão, é essencial que o site tenha certificados de segurança. Isso atesta que as informações fornecidas não serão facilmente clonadas ou usadas por fraudadores. Para verificar se um endereço eletrônico é seguro ou não, basta observar se ao lado do link do site tem o símbolo de um cadeado.
5 – Saiba os principais direitos
Existem alguns direitos previstos no Código do Consumidor² que costumam ser feridos em eventos grandes como a Black Friday. Por isso, é importante que os compradores conheçam quais são. Confira:
- as lojas não podem exigir que os clientes comprem um valor mínimo, nem cobrar a mais pelo pagamento em cartão;
- produtos duráveis têm garantia de 90 dias e não duráveis têm 30 dias, tanto em lojas físicas quanto nas digitais;
- os comerciantes não são obrigados a trocar mercadorias que não têm defeito, a menos que tenham prometido isso;
- depois que a compra é efetuada no ambiente on-line, a loja deve garantir a entrega e não pode alegar falta de estoque.
Como visto, a Black Friday promete agitar o comércio brasileiro no próximo mês. Cerca de 70% dos consumidores pretendem fazer compras na data. Por isso, é importante tomar cuidado para não cair em pegadinhas e aproveitar as melhores condições.
Fonte:
2: https://idec.org.br/dicas-e-direitos/black-friday-conheca-seus-direitos-na-hora-da-compra
Por Luana Biral
GLUZ | Assessoria de imprensa
Foto de capa: https://extra.globo.com/