Há mais de 10 anos com a missão de estimular, promover, divulgar a arte e a cultura em todos os seus segmentos, enfatizando principalmente a Cidade de São Paulo, é assim que nasceu a Cultura Leste.
Em mais essa edição da coluna Nagulha, é possível nos emocionar, ao notar como a cultura e a arte podem fazer a diferença em todos os lugares do mundo, unir cada vez mais as pessoas, salvar vidas e para isso não existem limites, basta encontrar indivíduos que tenham o mesmo ideais e vontades. É assim que apresento o Cultura leste, um dos maiores site de cultura do Estado de São Paulo. “Você já deve ter visto nos Trens, Metrôs, terminais, então vamos conhecer os idealizadores deste trabalho.
Há 9 anos atrás, o Cultura Leste começou com a iniciativa de difundir e divulgar os grupos coletivos, artistas, artesãos, eventos, ações culturais e esportivas, promovendo e fomentando a cultura e a arte em todos os seus segmentos, de forma voluntária como fazem até hoje, enfatizando as regiões mais afastadas do centro de São Paulo.
Observando a falta de veículos de comunicação, que atendesse de forma verdadeira as diversas manifestações artísticas nas periferias da cidade, surgiu o Cultura Leste. “Com o passar dos anos a coisa foi tomando corpo e hoje temos a média de 5 mil acessos diários em nossa página e já passamos da marca de 1.300.000 (um milhão trezentas mil) visitas. E continuamos crescendo. ”- afirma os componentes do projeto.
– “Nos consolidamos no cenário jornalístico hiperlocal, tornando referência na produção e difusão de conteúdo cultural nos extremos da cidade, principalmente na zona leste.”
Pedro Moreira
Idealizador do Cultura Leste, junto com Júlio Batista ,iniciou em 2005, o projeto da primeira Web TV da zona leste de São Paulo, a Click Leste TV, hoje inexistente. O Blog foi criado entre o final do ano de 2008 e o inicio de 2009, dentro da primeira Casa de Cultura de São Mateus, localizada na Rua Tita Ruffo, a princípio para divulgar as oficinas e os oficineiros, que eram todos voluntários na casa. Criador do “Festival Rock & Reggae Verão São Mateus” posteriormente chamado de “Verão Zona Leste”. Sempre com cunho Sócio/Cultural nas 6 edições do festival, somando a outros eventos na região leste da cidade, foram arrecadados mais de 80 mil quilos de alimentos e agasalhos.
Prêmios: Noite Odara 2015 Blog Cultura leste. Troféu Arte em Movimento 2018.
Cacau Ras
Carlos P. Santana é Radialista e Produtor de Cinema, faz parte do Cultura Leste desde 2012, o ativismo cultural periférico está em seu DNA. Responsável pela criação e viabilização de transmissão de conteúdos para a Web, é graduado pela Universidade Bandeirantes, com Extensão Universitária em Adaptação Literária para Cinema e literatura pela Universidade UNESP, cursou Cinema Total no Instituto de Cinema de São Paulo, Jornalismo Hiper Local pelo ICFJ – Internacional Center for Journalist pelo projeto MURAL da Agência de Jornalismo das periferias (Folha de São Paulo). Com seu conhecimento multidisciplinar participou de vários projetos de relevância no cenário cultural.
Na TV/Cinema: TV Itaim; Gruta Studio; Grito Cultural Reggae “Edição 2010”; I Mostra de Curtas-Metragens – UNIBAN (Universidade Bandeirantes); “Profissão MC – O Filme”; Na Rádio/Música: Coletânea Reggae Brasil Vol. 1; Co-Fundador da Rádio Filó – primeira rádio escola de São Paulo;
Ganhou prêmios como: TOP BLOG – 2011 e 2013 através do Blog Mural (Folha de São Paulo); Galgo alado no festival de cinema de Gramado em 2009; Prêmio Noite Odara 2015 através do Blog Cultura leste.
“Somos uma mídia independente, construída com muito esforço e paixão ao longo dos anos, e temos muito orgulho disso – diz o coletivo.
Além do blog contamos com o quadro chamado “O QUE ROLA…”, exibido nas telas dos transportes coletivos, aeroportos e metrôs da cidade, com mais de 800 conteúdos exclusivos exibidos para todos os usuários de transporte público e coletivo dessa metrópole que é São Paulo.
Nossa missão é transmitir, promover e divulgar a cultura e a arte. E temos como valores fundamentais a imparcialidade, sem vínculos partidários ou segregações de movimentos artísticos ou socioculturais, e todas as suas manifestações têm espaço para serem fomentadas, promovidas e divulgadas.
Contato: culturaleste8@gmail.com