Pesquisar
Close this search box.

» Post

No sentido literal da palavra, sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema, isto é, sustentar, apoiar, conservar e cuidar.

Na minha percepção, sustentabilidade tem de vir da alma, sustentar, apoiar, conservar e cuidar do planeta Terra, mas também de todos os seres vivos nele.

Temos que nos lembrar sempre que não há fora no planeta, portanto, não jogamos nada fora, jogamos no próprio planeta e por isso economizar, não desperdiçar, não comprar aquilo que não precisa, diminuir o uso de plástico, isso é sustentabilidade.

E então vejamos às periferias, onde temos o maior sistema sustentável de todos os lugares, porque nelas se concentram quem realmente recicla e reaproveita, como as catadoras, para aumentar sua renda ou mesmo vivendo somente disso, coletando materiais recicláveis, como também reaproveitando para utensílios de casa os potes plásticos, as garrafas PET, os vidros de conservas, latas ou caixas de leite, entre outros, principalmente porque precisamos.

Partimos para uma grande e importante camada da população, invisível, mas que sem elas, o planeta talvez já estivesse colapsado de tanto lixo. Precisamos lembrar que as políticas públicas nesse âmbito são mínimas e devem    ser mais contundentes e responsáveis por essa população.

Quantas de nós periféricas não trabalhamos com materiais que seriam descartados como pneus, CD’s, vinis, caixas de papelão e mais diversos outros?

Nosso planeta não se chama Terra à toa,

.Terra porque é feminina

.Terra porque é fértil

.Terra porque é rara

.Terra porque nos sustenta…

E voltamos à sustentabilidade do apoio, do cuidado, da conservação e do sustento que só ela nos dá.

Nenhum ser vivo desse planeta deveria passar fome, pois a Terra tem tudo para nos dar, é só não querermos tudo só para nós mesmos.

Se chegar o dia em que nossas águas estejam tão poluídas que não pudermos mais limpá-la e o nosso ar tão poluído que não pudermos respirar, aí então não precisaremos de mais nada, pois não haverá mais vida.

Maria Angélica Bueno é mãe, filha e empreendedora social da marca de bijuterias sustentáveis, HLC Marca. É moradora de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Rj. Atualmente toca o projeto Recriar Mulheres, também na Baixada Fluminense.

imagem: alunosonline.uol.com.br, economia verde por Rodolfo F. Alves Pena.

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade