Em entrevista para o Jornal Empoderado, Thaís Mazzo, fala tudo sobre o projeto Pureco. Acompanhe agora!
Jornal Empoderado – Como nasceu a ideia?
Thaís Mazzo– O Pureco inicialmente começou de uma ideia de desenvolver uma cooperativa de mulheres, moradoras da comunidade Vila Esperança, localizada na região do Campo dos Amarais em Campinas, que produzissem e vendessem produtos de limpeza ecologicamente sustentáveis, chamados Pureco.
Devido ao excesso de produtos sem escoamento, esta ideia teve que ser deixada de lado. Assim, por acreditar muito no grupo que atuávamos e enxergar muito potencial na comunidade, decidimos reinventar o projeto e dar mais foco ao que as pessoas verdadeiramente sentiam necessidades.
Desse modo, nos foi apresentado um grupo de mulheres com elevada experiência na realização de faxinas, mas que possuíam grandes dificuldades em encontrar clientes interessados no seu serviço. Foi neste momento que surgiu, entre os membros da Enactus, a ideia de criar um aplicativo que pudesse ser, essencialmente, a ponte entre clientes e colaboradoras, moradoras da região do Campo dos Amarais. O aplicativo foi disponibilizado na Play Store em 18 de abril de 2018.
JE – Quem foram os idealizadores?
TM– O projeto foi idealizado por estudantes de diferentes cursos de graduação e pós graduação da Unicamp, que fazem parte da Enactus Unicamp Campinas.
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que inspira estudantes universitários a criarem soluções inovadoras para problemas locais em comunidades em situação de vulnerabilidade, para isso utilizamos o empreendedorismo social como ação para impactar cada vez mais vidas.
JE- Quais são os objetivos a médio e longo prazo, pensando o momento que estamos vivendo (pandemia)?
TM – Estamos estruturando e pesquisando, atualmente, como outros países do mundo estão reagindo ao período pós quarentena. Temos observado que o afrouxamento da mesma trouxe alguns surtos e é possível que também tenhamos que variar períodos de quarentena no Brasil. Assim, realizamos acompanhamentos quinzenais com nossas colaboradoras, para entender como elas estão lidando com este momento. Algumas conseguiram outros serviços e estão em segurança, tendo a oportunidade de trabalhar para manter suas casas.
Atualmente, estamos em fase de planejamento para o retorno. Pensamos em ações de marketing e expansão, visto que nosso novo aplicativo será lançado na Play Store e, como novidade, também na App Store. O uso de aparelhos de proteção individual é quase que certo depois do fim da quarentena e, para isso, também estamos nos preparando para oferecê-los às nossas colaboradoras, garantindo novamente uma faxina no nosso estilo: rápida, segura e eficiente!
Apesar da situação que o país (e mundo) estão passando, nos mantemos confiantes de que, no fim da quarentena, estaremos voltando com nossos serviços.
1 | Modelo de Documento
JE – Estão funcionando?
TM– Não estamos funcionando devido à pandemia e à quarentena prevista no estado de São Paulo. Desde o decreto, enviamos notificações via app aos clientes, informando-os sobre a paralisação dos serviços.
JE – Possuem curso de capacitação?
TM- No momento, as capacitações para a comunidade são planejadas e estruturadas por membros do projeto. Junto com a comunidade, realizamos um mapeamento de treinamentos e capacitações necessárias, que o grupo tem interesse, para serem realizadas semestralmente.
A cada nova colaboradora que ajuda a ser feita a limpeza para um serviço padronizado e de qualidade.
Jornal Empoderado – Fotos\Vídeos + nome das pessoas
Estão na pasta “Fotos e Vídeos”.
Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece nos eventos do movimento negro e seus direitos, cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social e tudo que envolve a população invisível.
Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/
INSTAGRAM: jornalempoderado
Twitter: @Jornalempodera2
Respostas de 2
Amei! Muito bom o projeto!!
Obrigado, Isabela. E continue nos ajudando!