Durante décadas, a beleza negra foi retratada de forma estereotipada e muitas vezes denominada exótica, havia até quem não via beleza alguma em gente negra, imagine então retratar o poder da beleza negra na arte? Eram esculturas, quadros, desenhos e telas pintadas sem a menor pretensão de exaltar este povo, mas essa realidade está mudando cada vez mais.
A visao de um artista negro sobre a figura da mulher preta
Com a sensibilidade dos artistas, muitas vezes negros, essa história também está sendo redesenhada e a representatividade está cada vez mais presente em obras artísticas.
Um destes artistas da nova geração é Genivaldo Juarez, que começou a pintar desde muito cedo, encontrou o modo de transmitir seus pensamentos e gosto pelo continente africano por meio da arte.
Quando perguntado pelo jornal empoderado sobre sua inspiração em retratar em especial a mulher negra, disse o seguinte: “Gosto muito da cultura do continente africano, então o meio que encontrei foi transmitir meus pensamentos em forma de pintura, retratando um pouco da beleza das mulheres negras, porque durante minha infância sentia falta de ver a imagem do negro num patamar de poder, destaque e protagonismo, então com essa ausência senti a obrigação e necessidade de mostrar a figura negra de um modo diferente, dando ênfase na beleza, traços, tonalidades da pele e cabelo, transformando em protagonista da minha arte. Foi a forma que encontrei para que muitos se sintam representados ao ver minha arte se espelhar. É desafiador, pois nos dias atuais ainda é difícil o negro ser visto e valorizado em todos os espaços. O meu papel nesse percurso da arte, sendo negro, é mostrar a representatividade através do meu trabalho, contribuir de uma forma que as pessoas vejam e se sintam valorizadas.”
Sobre o artista:
Genivaldo Juarez
ARTISTA GENIVALDO JUAREZ
Nasceu no interior do estado de Alagoas, atualmente reside em São Paulo-SP, graduado em Artes Visuais pela faculdade Paulista de Artes (FPA), é também licenciado em Pedagogia pela Faculdade das Américas (FAM). Apaixonado por artes desde muito novo, começou a pintar em tela aos 15 anos de idade. É autodidata.
A arte é o que move sua expressão, que tem permeado diferentes técnicas e narrativas. Suas obras expressam sentimentos influenciados pela emoção e incorporam estilos contemporâneos, sempre buscando referências nos grandes mestres das pinturas.
Também é educador e ministra aulas para o público infantil.
Revezando as pinturas com as aulas na escola, o artista ainda procura fazer visitas à museus, teatros e se qualificar cada vez mais em diversas técnicas.
Sobre as obras:
O artista criou inúmeros quadros com múltiplas técnicas e materiais diferentes.
Também ilustrou três livros, voltado ao público infantil, intitulados:
1° CAMILA E JULIANA.
2° MINHA AMIGA AFRICANA.
3° A MENINA DAS PALAVRAS.
Autores: José Mário Britto, Simone Perdesen e Léa Caires.
As obras do artista podem ser apreciadas e adquiridas nas redes sociais do autor:
INSTAGRAM: @ge.juarez
FACEBOOK: Genivalldo Juarez
EMAIL: genivalldo.juarez@hotmail.com
Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece nos eventos do movimento negro e seus direitos, cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social e tudo que envolve a população invisível.
Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/
INSTAGRAM: jornalempoderado
Twitter: @Jornalempodera2