Evocando a simbologia da encruzilhada como ponto de confluência estético-política e emancipação cultural nas cidades de São Paulo e Minas Gerais e no Alabama (Estados Unidos), o coletivo Ponte Elemento Per, formado por Luciano Mendes de Jesus, Salloma Salomão e Rita Teles, apresenta, em outubro e novembro, no Itaú Cultural, uma série de palestras e debates sobre trabalhos constituídos em torno do que se pode chamar de uma cena teatral negra contemporânea. Estas atividades buscam o diálogo entre artistas e pesquisadores que em suas mobilidades cruzaram fronteiras para, inclusive, descobrir fisicamente Áfricas e Américas Negras que já lhes habitavam.
Confira, abaixo, as mesas que compõem a programação do evento:
29 de outubro (terça-feira), às 20h
Debate e lançamento do livro Negras Insurgências – Teatro e Dramaturgias Negras em São Paulo: Perspectivas Históricas, Teóricas e Práticas
Com Capulanas Cia. de Arte Negra e Salloma Salomão
Sinopse: Organizada por Salloma Salomão e pela Capulanas Cia. de Arte Negra, a obra traz uma importante contribuição para as atualizações dos pensamentos sobre o fazer teatral negro na cena paulista – e também em todo o Brasil.
5 de novembro (terça), às 20h
Teatros Negros em Encruzilhadas e Conexões – Afro-Américas
Com Deise Brito (São Paulo/SP) e Dione Carlos (Jundiaí/SP)
Sinopse: Pesquisadoras e criadoras na dança e na dramaturgia teatral, com aportes teóricos e práticos afro-diaspóricos, Deise Brito e Dione Carlos compartilham suas investigações e trânsitos além da geografia do “Atlântico Negro”, demarcada pelas epistemologias do norte global.
12 de novembro (terça), às 20h
Transcriações de Tradições
Com Luciano Mendes de Jesus (Santo André/SP) e Marcos Antônio Alexandre (Belo Horizonte/MG)
Sinopse: Pesquisadores estabelecem diálogos e críticas em torno das criações teatrais e das performatividades negras na atualidade, com ênfase nos processos pedagógico-artísticos a partir de elementos de africanidades e fundamentos das tradições afro-diaspóricas no Brasil.
19 de novembro (terça), às 20h
Teorias e Práticas das Teatralidades Negras
Com Leda Maria Martins
Sinopse: Leda Maria Martins é pioneira na reflexão sobre a história e a estética negras no teatro e na dramaturgia nacionais. Nesta palestra, a poeta e ensaísta apresenta um panorama de seus estudos e lança novas questões sobre a contemporaneidade.
Cenas Negras em Encruzilhadas – Áfricas + Américas [com interpretação em libras]
29 de outubro e 5, 12 e 19 de novembro (sempre às terças), às 20h
Duração aproximada: 120 minutos
Sala Multiúso (piso 2) – 100 lugares
Entrada gratuita com distribuição de ingressos
Público preferencial: uma hora antes do espetáculo com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante.
Público não preferencial: uma hora antes do espetáculo, sendo um ingresso por pessoa.