Ação visa estimular processos de autoconhecimento, proteção e cuidado da saúde mental considerando experiências e subjetividades da população negra
São Paulo, outubro de 2019. Nos próximos 19 e 26/10 (sábados), o grupo de dança Asili Coletiva realizará dois encontros de Psicologia Preta. A atividade objetiva a criação de um espaço coletivo para discussões que estimulem processos de autoconhecimento, proteção e cuidado da saúde mental, considerando aspectos sociais e subjetivos de caráter étnico-racial. A ação terá entrada gratuita e será conduzida pela psicóloga Lucila Faustino.
O encontro de Psicologia Preta se dará em formato de roda de conversa, onde será abordada a história da psicologia afrocentrada, aspectos do cuidado mental em relação às questões de racismo, dados sobre doenças que mais atingem a população negra, afora outros. A iniciativa integra o projeto ‘Asili – Cultivo de Dança’, contemplado pelo edital VAI 2019. O grupo de dança defende que as reflexões promovidas pela atividade contribuirão para o desenvolvimento criativo e social de seus integrantes e de toda a comunidade. “As rodas de psicologia preta são pro nosso autoconhecimento e pra gente reconhecer nossas forças e fraquezas. Temos que nos reerguer coletivamente e a Psicologia Preta é um dos caminhos pra gente fortalecer nossa noção de povo”, explicam.
Aberta a pessoas de todas as idades, a ação ocorrerá das 16h às 18h, na Casa no Meio do Mundo. Não é necessário fazer inscrições para participar, basta comparecer ao local.
A Asili Coletiva
Formada em 2017, a Asili Coletiva é uma organização artística voltada à pesquisa e criação em dança, além da promoção de espaços de convivência e fortalecimento da população negra. Coletivamente, o grupo desenvolveu uma série de treinamentos, jogos e procedimentos criativos denominada Dança de Atake que norteia as criações artísticas do coletivo.
Encontro de Psicologia Preta
Datas: 19 e 26/out – sábados
Horário: 16h às 18h
Local: Casa no Meio do Mundo
Endereço: Rua Itamonte, 2008 – Vila Medeiros – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Mais informações à imprensa:
Lebá Comunicação
Edson Raphael – lebacomunicacao@gmail.com
(11) 3457-9248 | (11) 99736-3712