» Post

Centro Cultural São Paulo traz uma programação dedicada à cultura periférica do Rio de Janeiro

A Curadoria de Dança do Centro Cultural São Paulo apresenta, no mês de setembro, expressões que vem de jovens das regiões periféricas do Rio de Janeiro. Com programação gratuita e com início marcado para dia 1 de setembro, domingo, as atrações incluem um curso de passinho com o premiado dançarino Pablinho, a apresentação do espetáculo Cria inspirado na dancinha, estilo de dança derivado do passinho.  Para completar a programação, haverá o lançamento do livro Esferas da Insurreição da psicanalista Suely Rolnik (Editora N-1).

 

Programação

 

Espetáculo de dança: Cria

Cia Suave

Dia 01 de setembro, Sala Jardel Filho, Domingo às 16h

Duração: 60 min

Classificação Indicativa: 16 anos

Ingressos gratuitos começam a ser distribuídos 2h antes da sessão

 

Sinopse                                                                                                                                                                                                                                                                                

A “dancinha”, estilo de dança urbana carioca derivada do passinho, serviu de inspiração para o grupo. A peça explora uma mistura de afeto e sensualidade por meio do entrelaçamento do funk com a dança contemporânea, além de investigar os cruzamentos entre os conceitos de criação a partir de perspectivas distintas: como conceber um espetáculo, inventar uma técnica tão nova como o passinho, considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro em 2018, e criar filhos, principalmente sob a ótica da paternidade. O trabalho, que envereda pelas linguagens artísticas periféricas e destaca a diversidade cultural, inclui, ainda, a dança afro, o afrofunk, o contato-improvisação e uma elaborada pesquisa sonora. 

 

 

Quem é a Cia. Suave

O grupo teve início em 2014 com a criação do espetáculo “Suave”, dirigido pela coreógrafa Alice Ripoll a convite da Associação Cultural Panorama com o projeto Entrando na Dança, em que jovens de regiões periféricas do Rio de Janeiro foram selecionados para trabalhar com coreógrafos atuantes na dança contemporânea. Tendo como inspiração o passinho, novo estilo de dança urbana oriundo do funk carioca, o espetáculo Suave se destacou por sua energia única, a qualidade dos seus performers e o refinamento da estrutura criada pela coreógrafa. A Cia. já circulou por diversos festivais e teatros como HAU – Hebbel Am Ufe, Tanzhaus NRW, Mousonturm, HELLERAU, CND – Centre National de la Danse, Festival de la Cité Lausanne, Hamburg Summer Festival, Zurich Theater Spektakel, Noorderzon Performing Arts Festival e o Festival Dias da Dança no Porto, Portugal.

 

Ficha técnica

Direção: Alice Ripoll Elenco: Tiobil Dançarino Brabo, Kinho JP, VN Dançarino Brabo, Nyandra Fernandes, May Eassy, Romulo Galvão, Sanderson BDD, Thamires Candida, GB Dançarino Brabo e Ronald Sheik Assistência de direção/Operador de som: Alan Ferreira Produção: Rafael Fernandes Iluminação: Andréa Capella Figurino: Raquel Theo Direção musical de funk: DJ Pop Andrade Técnica de Luz: Poliana Pinheiro Design gráfico: Caick Carvalho Fotos e vídeo: Renato Mangolin Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Casa do Jongo e Rafael Machado Fisioterapia 

 

Curso de Passinho com Pablinho Fantástico

 

Dias: 3, 4, 5 e 6 de setembro, das 19h às 20h30

7 e 8 de setembro, das 16h às 17h30

Sala de Ensaio 1

25 vagas

Inscrições através do site www.centrocultural.sp.gov.br

Os 25 primeiros inscritos serão selecionados e haverá 5 suplentes para o caso de desistências.

 

Pablinho Fantástico dá aula de “passinho foda” desde 2016. Começou como jogador de futebol, depois juntou-se ao Grupo musical dream team do passinho onde se desenvolveu como dançarino e professor. Recebeu prêmio afro 2014. Apresentou-se em todos os programas da tv da Globo. Em 2015 assinou com a Sony music e criou seu CD Aperte o play e viajou para mais de 28 países  com o passinho. Em 2017, Pablinho se apresentou no Rock in Rio como participação especial nos shows de Fernanda Abreu e Alicia Keys, no mesmo ano, rodou o Brasil com um show em tributo ao grupo americano Jackson Five. Participou também de clipes com Ricky Martin. Pablinho é cria da maior favela da América Latina, a Rocinha.

 

Lançamento livro

ESFERAS DA INSURREIÇÃO

 

5 de setembro às 19h

Espaço Mario Schamie | Praça da Biblioteca

 

A N-1 Edições lança no CCSP, o mais novo livro da psicanilista Suely Rolnik. A publicação será apresentada pela autora e por Sandra Benites. Os livros estarão à venda no lançamento. Este livro é como uma belíssima larva que cresce no esterco: a ondulação e a suavidade aveludada do pensamento de Suely Rolnik, seu riso contagioso, a falta de vergonha e de medo lhe permite entrar nas camadas mais obscuras do fascismo contemporâneo, nos guiar nos lugares que mais nos aterrorizam e tirar dali algo com o que construir um horizonte de vida coletiva, uma artista cuja matéria é a pulsão. Uma cultivadora dos bichos-da-seda da “izquierda bajo la piel”. Não se pode pedir mais de uma escritora: devir-larva, cartografar a lama com a mesma precisão com que outro cartografaria uma mina de ouro. Por isso, leitores, adentrem com essa larva no magma da besta e busquem os germens da vida que, ainda que desconheçam, os rodeiam, e que, com uma torção do olhar, poderiam ser seus – poderia ser sua própria vida. [Paul B. Preciado]

 

Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e de cultura e curadora, é Professora Titular da PUC-SPfundadora e ex-coordenadora do Núcleo de Estudos da Subjetividade no Pós-Graduação de Psicologia Clínica.

 

Serviço

 

Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo

 

Telefone: (11) 3397-4002

Por Lau Francisco

 

 

 

 

 

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade