Este movimento, autointitulado #OcupaCharitas, foi motivado pela recente nomeação do secretário Milton Alencar Jr. e a dificuldade de diálogo dos segmentos artísticos com o Prefeito Adriano.
O #OcupaCharitas é a primeira de uma série de ações organizadas pela SAL – Sociedade de Artistas Livres. O grupo se organiza de forma não partidária, horizontal e regida pelos princípios democráticos. A ocupação contínua da Casa de Cultura José de Dome – Charitas ocorrerá até que nossas reivindicações sejam atendidas pelo Prefeito.
Será uma ocupação de caráter cultural, com uma programação artística diversa, gratuita e aberta ao público, incluindo também debates sobre políticas culturais. A ocupação não irá interferir nos eventos já agendados e no acesso dos visitantes e trabalhadores do espaço.
As 4 pautas do #OcupaCharitas são:
1- Repúdio à nomeação de Milton Alencar Jr. como secretário municipal de Cultura
Um secretário que já esteve na pasta durante 14 anos e não promoveu uma gestão participativa nos princípios da transparência e das legislações municipais, estaduais e federais da cultura.
2- Repúdio ao argumento divulgado pelo Prefeito Adriano de que a exoneração arbitrária da Secretária Meri Damaceno foi “solicitada pela classe artística”. A classe artística cabofriense não solicitou isso e exigimos uma retratação pública do Prefeito.
3- Estabelecer uma janela de diálogo da classe artística com o Prefeito através de Audiência Pública, para que seja firmada uma agenda de compromissos do Prefeito com a gestão cultural.
4- Conselho Municipal de Cultura: publicação da atualização do Regimento Interno aprovada em 25/03/2019 (processo nº 17278/2019) e nomeação dos conselheiros da sociedade civil eleitos na Eleição Suplementar do dia 25/05/2019.
A SAL – Sociedade dos Artistas Livres de Cabo Frio que tem como objetivo precípuo a fiscalização do funcionamento e gestão da Secretaria de Cultura de Cabo Frio e do Sistema Municipal de Cultura.
Estamos aqui para defender a nossa cultura, a nossa memória, o nosso patrimônio histórico, natural e imaterial. Somos um movimento livre de artistas, sociedade civil e simpatizantes.
Dessa forma subscrevemos.
SAL – Sociedade de Artistas Livres