O primeiro semestre, definitivamente não foi como a torcida do Comercial esperava. A equipe ribeirão pretana sofreu com muitas mudanças ao longo da disputa do Campeonato Paulista da Série A3 e viu o sonho do acesso a Série A2 sendo adiada para o ano de 2020, após perder para o Desportivo Brasil em Porto Feliz na partida de volta das quartas de final por 3 x 2. Durante a competição, o Comercial teve quatro treinadores a beira do gramado.
A temporada começou com Ricardo Costa como técnico. Veio a estreia da Série A3, contra o Noroeste em Ribeirão Preto e o Leão do Norte perdeu por 1 x 0. O Ricardo Costa acabou sendo demitido, mas depois chegou o Edson Vieira e fez uma boa campanha enquanto esteve a frente da equipe, com apenas duas derrotas. A diretoria comercialina não estava satisfeita com seu trabalho e acabou o demitindo.
Para seu lugar veio o Ito Roque, que encerrou o Campeonato Paulista da Série A3 como treinador do time. Além disso, Gustavo Marciano, técnico do Sub 20 e auxiliar técnico fixo também comandou a equipe na Série A3.
Segundo o diretor do Comercial, José Lourenço que apesar das mudanças de treinadores e a eliminação nas quartas de final, nem tudo deve ser lamentado. Para ele, o clube acertou muito pontos que não são comentados.
“A diretoria acertou no planejamento. Erros acontecem é normal e o campeonato provou que fomos bem. Todos falaram do ataque, mas o Caio Vieira foi uma aposta nossa e deu conta do recado, foi um dos artilheiros. Existe uma falta de talento gigantesca no futebol brasileiro hoje. Montar um time é como tirar leite da pedra. Infelizmente esbarramos na questão financeira. Adequamos o elenco e a comissão técnica na nossa realidade”, disse o diretor do Leão do Norte, José Lourenço.
A maior lamentação, para o diretor, foi a eliminação. Com a vantagem de um empate construída na partida de ida, em Ribeirão Preto, após vencer o Desportivo Brasil por 1 x 0. O Leão do Norte jogou bem fora de casa e chegou a criar grandes chances de marcar o gol, mas não estava no melhor dia. A situação financeira também foi lembrada.
“Nossa linha hoje de fazer gestão é ter responsabilidade, tudo que fizemos foi sempre pensando no melhor. No último jogo tivemos todas as condições de ter o resultado positivo, passando pelo Desportivo, a chance de acesso seria muito grande. Demos as condições e o futebol tem dessas coisas, não era nosso dia”, completou o diretor do Comercial.
O Leão do Norte vai manter agora o foco na disputa da Copa Paulista, que terá inicio no dia 23 de junho. O campeão garante vaga na Copa do Brasil ou no Campeonato Brasileiro da Série D em 2020. O Comercial estará no grupo 1 que tem como adversários o Batatais, Votuporanguense, Linense, Mirassol e Ferroviária.