O Vão do MASP (São Paulo), acolheu no último domingo (14/04) uma mobilização comovente. O ato pedia respeito a população negra e homenageava Evaldo Rosa dos Santos, o músico que alvejado por 80 TIROS “sem intenção”, no estado do Rio de Janeiro.
Motivadas pela indignação contra a violência, ativistas negras (os) criaram campanha com frases para serem coladas como Lambe-Lambes na cidade, nas redes sociais e serem usadas como cartazes. Este protesto tem como objetivo exigir, entre outras coisas, respeito para a população negra e promover o fim da violência policial e o racismo.
A manifestação foi plena de sentimentos, muita comoção, inconformismo e afeto entre os presentes. Velas foram acesas em homenagem a Edvaldo e a tantas outras dores.
Nota: O ato foi chamado pelas entidades Uneafro Brasil, Marcha das Mulheres Negras de SP e Kilombagem.
Fotos: Hrodrick Malakay, Jaque Perola, Maxmu e Ina Henrique
Das redes sociais paras ruas
A Campanha nasceu em um grupo de WhatsApp e agora começa a tomar as ruas. As frases do Lambe-Lambe foram surgindo aos montes, mostrando o poder de mobilização quando a causa é importante. O Empoderado conversou com a professora e ativista Jaqueline que nos confidenciou que a ideia foi “uma construção coletiva”.
A baixo frases para serem copiadas, imprimidas, usadas como cartazes e postadas nas suas redes sociais. Elas tem temas diversos como: “Onde você esconde seu RACISMO??? PretosNaLuta” e “Ja combateu o racismo hoje???PretosNaLuta”.
Como participar da campanha?
Imprima uma das frases, cole em uma folha de sulfite e use como cartaz, lambe=lambe, use em camisetas e até em suas redes sociais. Este é o apelo das(os) organizadores do protesto.
A ideia do grupo é que seja uma causa que perdure, a partir do ato de Domingo, e seja constante. Que as pessoas possam aderir expressando sua indignação, espalhando pela cidade e país inteiro.
Frases: Jaque Perola e grupo de pessoas negras de grupos de redes sociais
Arte: Jonadabe Laurindo
:
Imprima sua frase aqui: